Vítor diCastro traz manual astrológico divertido no livro ‘Deboche Astral’

À CAPRICHO, influenciador afirma que unir humor + astrologia é uma das formas de popularizar o tema que a gente ama

Por Bruna Nunes Atualizado em 29 out 2024, 18h40 - Publicado em 4 jun 2023, 06h00
Q

uem aí adora astrologia? O ator e apresentador Vitor diCastro certamente está nesta lista, junto com você. Ele usa e abusa do humor para falar de um jeito leve sobre tema nas redes sociais e, em especial, em seu canal no YouTube, o Deboche Astral. Com mais de 1,6 milhões de seguidores por lá, agora, ele transformou toda essa brincadeira – que pode ser muito séria também – em livro homônimo, classificado como um O manual astrológico para línguas afiadas*.

Vitor contou à CAPRICHO que tinha um desejo de “eternizar” o projeto Deboche Astral em livro há um tempo. Lançado pela editora Planeta, a publicação não busca dar respostas mas, sim, ser uma ferramenta divertida de autoconhecimento. “E você pode ler em qualquer ordem, pode abrir e ler só o seu signo ou o de outras pessoas, pode procurar sobre determinadas situações… é bem prático”, orienta DiCastro.

Mas nem sempre foi assim, viu? Vitor cresceu em uma família super religiosa em que a astrologia não era algo muito próximo dele que, na infância e adolescência, não teve muito contato com o tema. Hoje, um de seus objetivos com o livro também é sair do tal do “academiquês” quando o assunto é astrologia, trânsito dos planetas, características do signos, etc…

“Às vezes você só quer saber do seu signo, você não quer entender que ‘o quadrângulo com o mercúrio está para Marte'”, por exemplo. E usar o humor é bem estratégico também, para aproximar as pessoas. “Qual é a melhor maneira delas [as pessoas] se abrirem pra qualquer assunto que eu traga? Usando o humor. Porque aí eu quebro uma barreira. Astrologia não precisa ser complexa.”

E a gente gosta – e muito, desse fácil entendimento. Vem ler a entrevista completa com ele abaixo:

Continua após a publicidade

CAPRICHO: Como começou seu interesse pela astrologia e para começar a falar disso?

Vitor diCastro: Eu cresci em um lar cristão, então era bem distante da astrologia, porque era visto como uma coisa de ‘nova era’…até que me mudei e comecei a fazer teatro em São Paulo. No teatro, a galera falou para eu fazer o meu mapa astral, quando eu fiz descobri que era de câncer. Todo mundo ficou “meu Deus você é muito canceriano” e fui atrás para entender porquê. Foi aí que me interessei! Eu achei muito muito legal o quanto o mapa astral pode destravar a sua vida.

Qual é a melhor maneira delas se abrirem pra qualquer assunto que eu traga? Usando o humor. Porque aí eu quebro uma barreira. Astrologia não precisa ser complexa

Vitor diCastro

E qual o seu mapa? Conta para gente como isso se relaciona com seu trabalho?

Eu nasci pra ser empático, pra pra cuidar do outro e é por isso que eu me acho muito canceriana. O meu cuidado vem muito através da comunicação e através do humor (que eu acho que se deve ao meu mercúrio, que é em Gêmeos então é quando a gente fala de mercúrio a gente está falando do planeta da comunicação). Sou extrovertido, gosto de conviver com outras pessoas, eu gosto muito de experiências muito diferentes.

Continua após a publicidade

E por que humor? Como você uniu os dois?

Quando eu resolvi levar isso pra internet, eu já tinha muito conhecimento então pra mim era um um tema mais fácil de falar e foi para transformar isso num conteúdo mais dinâmico. Eu também tinha muito ranço que a maioria das pessoas que falavam disso, falavam num “academiquês” que é longe das pessoas e isso distancia a galera desse tema. Às vezes você só quer saber do seu signo, você não quer entender que ‘o quadrângulo com o mercúrio está para Marte’…

Dependendo do assunto, dá muito bem pra gente usar o humor. Acho que as pessoas entendem mais. Meu objetivo sempre foi ser entendido. Eu acho que é mais do que querer falar, eu ser ouvido. E aí, como as pessoas vão me ouvir? Qual é a melhor maneira delas se abrirem pra qualquer assunto que eu traga? Usando o humor. Porque aí eu quebro uma barreira. Astrologia não precisa ser complexa.

Como a astrologia te ajuda nas suas relações?

Todas as minhas relações são costuradas pela astrologia. E elas já eram muito antes de eu começar a trabalhar com isso. Eu já gostava, a astrologia sempre foi assim filtro que eu tenho nas minhas relações. Pelo menos eu entendo melhor você e por isso eu também entendo melhor como eu devo agir com você. O que eu devo fazer? O que eu não devo fazer? É algo eu sempre falo: as pessoas deviam entender que a astrologia ela tem esse poder de nos ajudar a entender o outro e fazer com que as o nosso convívio as nossas relações sejam mais saudáveis mesmo. Porque quando você entende porque o outro fez determinada coisa, porque vocês são diferentes e não necessariamente o problema é você, você fica mais calmo. Você entende que é isso.

 

*As compras feitas através destes links podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

 

Publicidade