TikTok envia mensagens subliminares em tradução, diz teoria da conspiração

Só que agora que as mensagens foram descobertas e viralizaram, e o aplicativo parou de enviá-las de forma assustadora e repentina. Será?

Por Isabella Otto 7 jan 2021, 10h42
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Só os amantes de teorias da conspiração on, hein? Uma usuária do TikTok chamada Nell Kozlowski, identificada no aplicativo como @whoaanellyy, teria descoberto uma ~pane no sistema~ de tradução da ferramenta. Uma boa parte dos comentários “riririri” feito nas postagens ganhava traduções que questionavam a existência humana, como “Qual é o propósito da ressurreição? Chorar? O que você acha? Os enlutados choram” ou então “Qual é o propósito da vida? O que é isso?”.

Teoria da conspiração diz que TikTok enviava mensagens subliminares em tradução
TikTok/Reprodução/CAPRICHO

A jovem se mostrou bastante preocupada no primeiro vídeo que postou falando sobre isso e perguntou por que as pessoas não estavam questionando essa “m&rd@ assustadora”, disse nervosa. O jornalista norte-americano Andy Golder, que trabalha no BuzzFeed, fez o teste e realmente recebeu uma mensagem subliminar sobre a vida como tradução de seu “riririri” postado. Entretanto, ele também percebeu que nem sempre o aplicativo traduzia a sequência de letras de maneira curiosa.

@whoaanellyy

Comment some version of riri riri ririri and then press and hold to translate… #Welcome2021 #scarystuff #conspiracy #criptic #hiddenmessages

♬ original sound – Whoaanellyy

Na sequência, a TikToker gravou mais um vídeo para destacar uma tradução em especial, segundo ela, a mais aterrorizante de todas. Uma seguidora dela foi fazer o teste e recebeu a seguinte mensagem do App: “Essa é a segunda parte mais importante da História. Está tudo certo”. WTF???

Continua após a publicidade

Para algumas pessoas, a explicação é evidente: a ferramenta de tradução é automática e tenta identificar sempre um idioma. No caso do “riririri”, a função poderia estar identificando idiomas como o maori, originário da Nova Zelândia, ou até mesmo o xona, originário da África. Mas é aí que vem o plot twist desta história! A @whoaanellyy gravou outro vídeo acusando o TikTok de ter parado com as traduções do “riririri” assim que a questão sobre as mensagens subliminares viralizou na plataforma. Hmmm… De acordo com a jovem, eles “consertaram o bug”, mas para ela tudo isso parece meio suspeito. De qualquer forma, é possível encontrar prints de traduções enviadas pelo aplicativo na internet.

E aí, você acredita que o TikTok estava tentando comunicar algo muito mais profundo ou era tudo somente um erro na ferramenta de tradução automática? Apesar das mensagens filosóficas na vibe do “ser ou não ser, eis a questão”, precisamos confessar que nossa tradução favorita foi quando os “ririris” de um usuário virou “Rihanna is now Rihanna”. Taí uma verdade! (risos)

  • Continua após a publicidade
    Publicidade