Saiba por que fazer simulado ajuda no vestibular!

No mês do Simuladão Enem GUIA DO ESTUDANTE, entenda a importância de fazer esse tipo de prova

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h52 - Publicado em 17 dez 2015, 19h14

No mês do Simuladão Enem GUIA DO ESTUDANTE, entenda a importância de fazer esse tipo de prova

Se você está em ano de vestibular com certeza já sabe o nervoso que essa prova dá! Uma das formas de enfrentar essa situação é aproveitando os simulados. No próximo sábado (21), o GUIA DO ESTUDANTE fará mais uma edição do Simuladão Enem GE . Como acontece há quatro anos, estudantes de várias cidades do Brasil vêm à São Paulo para fazer a prova que, além de ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dá prêmios para os melhores colocados.  Mas, afinal de contas, como os simulados podem me ajudar em ano de vestibular? Nós contamos aqui:

Treino para a prova: como o próprio nome diz, esse tipo de teste simula o dia real do vestibular. É importante que durante o simulado o estudante aja como se fosse o dia da prova. “Chegue com antecedência no local do exame, responda todas as questões de forma correta no caderno de respostas e fique atento ao tempo de duração do exame”, afirma Alessandra Venturi, coordenadora do cursinho da Poli, de São Paulo.

Preparo físico e mental: é normal se sentir ansioso antes do vestibular e, além disso, há todo o desgaste físico de uma prova que dura cinco horas. O simulado prepara o corpo e a mente para a avaliação e ainda ajuda o estudante a administrar melhor o tempo. “Não é fácil ficar tanto tempo sentado. Alguns alunos sabem muito bem a matéria, mas não conseguem administrar o tempo e acabam indo mal”, explica a coordenadora.

Você também aprende: o simulado também ajuda o estudante a avaliar os seus pontos fortes e fracos. “Enquanto resolve as questões, o aluno tem que pensar como é a melhor forma de respondê-las e, quando não sabe alguma coisa, depois da prova vai atrás para aprender o tema”, comenta o professor Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do cursinho Anglo.

Mas atenção! o Simuladão Enem GE é apenas um dos simulados que você deve fazer ao longo do ano para se preparar para o vestibular.  “Se o aluno começou a estudar no começo do ano, uma boa média é conseguir fazer um simulado por mês”, diz Alessandra Venturi.  E ela completa: “só ao fazer essas provas o estudante consegue entender quais matérias tem dúvida”.

Quer testar seus conhecimentos? Faça sua inscrição para o Simuladão ENEM – Guia do Estudante!

 

Continua após a publicidade
Publicidade