S.O.S. Sexo: ‘O que são preliminares? Elas são mesmo indispensáveis?’ | Capricho

S.O.S. Sexo: ‘O que são preliminares? Elas são mesmo indispensáveis?’

Você sabe qual a importância delas para a transa?

Por Da Redação Atualizado em 18 jan 2019, 18h33 - Publicado em 18 jan 2019, 17h53

Preliminares costumam ser uma dúvida forte para muitas meninas que estão iniciando ou planejando iniciar a vida sexual. Afinal, o que elas são? Para que servem? São tantas perguntas que o assunto em si acaba virando uma bola de neve de tão assustador. Em resumo, as preliminares são nada mais que sexo oral e/ou masturbação antes da penetração na transa. Mas, é realmente necessário tê-las logo antes da penetração? Essa é a dúvida da nossa leitora M.G., de 19 anos, que perguntou: “Preliminares são mesmo indispensáveis? Qual a importância delas para a transa?”.

Giphy/Reprodução
  • Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
    Olá, M.G.! As preliminares são muito importantes, principalmente para o ciclo de resposta sexual feminino. A mulher tem diferenças no seu ciclo sexual e pode ser necessário um tempinho, de 8 a 10 minutos, para que o seu corpo reconheça que está entrando em um ato sexual e para que ela possa produzir hormônios adequadamente, liberar uma lubrificação mais adequada e, com isso, ter uma relação mais tranquila. Não é uma regra, pode até, em algumas situações, ser pulada essa parte, mas desde que a mulher esteja com o seu desejo sexual bem ativo e pronta.

    Muitas vezes, pular esse processo de preliminares pode fazer com que a mulher que está com vontade de ter relação sexual ainda esteja um pouco sem lubrificação e a penetração acaba doendo. Nesses casos, uma relação que deveria ser prazerosa, gostosa e satisfatória acaba virando um incômodo e pode ser necessário até parar. Por isso, é sempre importante ver como é o relacionamento do casal, tem mulheres que gostam de preliminares mais rápidas, outras mais longas, tem mulheres que só conseguem chegar ao orgasmo durante as preliminares. É bom avaliar como está a sua relação, aquilo que mais te dá prazer e aquilo que foi mais legal, daí conversar com o parceiro e repetir isso da próxima vez. E aquilo que gerou algum desconforto e não foi muito legal, conversar com o parceiro também e evitar essa situação.

    Na maioria das mulheres, as preliminares são, sim, muito importantes para que a mulher esteja no ponto ideal antes de iniciar a penetração.

    Mande sua dúvida para capricho@abril.com.br e participe da seção S.O.S. Sexo!

    Continua após a publicidade
    Publicidade