SOS Sexo: “Descobri que tenho útero bicorno. O que é isso?”

Geralmente, essa condição não traz riscos para a adolescente, mas pode trazer algumas dificuldades na vida adulta

Por Da Redação Atualizado em 2 jul 2021, 16h26 - Publicado em 2 jul 2021, 16h30

Realizar consultas frequentes com ginecologista é extremamente importante tanto para tirar dúvidas sobre as relações sexuais e métodos contraceptivos quanto para fazer exames médicos de rotina. A nossa leitora A.M. seguiu esse conselho e acabou recebendo um diagnóstico no útero, mas ficou em dúvida sobre o que ele significa. Por isso, ela nos enviou a pergunta: “descobri que tenho útero bicorno. O que é isso?”.

Imagem de um útero feito com tecido
Carol Yepes/Getty Images
  • Quem esclarece a dúvida é a Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e sexóloga:
    “Oi, A.M.! O útero bicorno é uma anomalia congênita em que existe uma membrana fazendo uma divisão no interior do útero. Essa membrana pode fazer a divisão de parte do útero ou do útero por completo, dividindo o útero em duas partes. Portanto, a avaliação é necessária para saber o grau de comprometimento e a extensão dessa divisão uterina. Na grande maioria dos casos, a mulher poderá engravidar naturalmente, porém dependendo do acometimento do útero bicorno e dessa divisão uterina, o risco de abortamento ou de trabalho de parto prematuro pode ser maior, sendo necessário um acompanhamento mais criterioso”.

    Para conferir outras dúvidas, visite a seção S.O.S. Sexo! Quer participar com a sua pergunta? Envie para capricho@abril.com.br. Sua identidade fica anônima 🙂

    Publicidade