Revolução dos bichos: gatos abrem processo na Justiça contra condomínio

Moradores que davam comida e água para os gatinhos abandonados estavam sendo ameaçados com multa

Por Isabella Otto Atualizado em 10 ago 2021, 17h38 - Publicado em 10 ago 2021, 17h37
de um lado, o hidratante, o perfume e a máscara facial hello stars, dispostos lado a lado. De outro, as frases: Cada estrela é única, como você. Conheça a nova linha Hello Stars. Todos os elementos estão em um fundo azul escuro com estrelas que brilham
CAPRICHO/Divulgação

Por essa nem George Orwell esperava… 22 gatos entraram na Justiça contra um condomínio localizado em João Pessoa, na Paraíba. A ação foi movida após o prédio decidir, durante reunião, que os moradores seriam proibidos de dar comida e cuidar dos felinos que nele moram.

Três gatos olhando do topo de um muro. Atrás deles, o céu está azulzinho
“Bora, rapaziada! Bora meter um processinho!” Fernando Trabanco Fotografía/Getty Images

De acordo com reportagem realizada pelo Bom Dia Paraíba, os gatos vivem no local há muitos anos e não pertencem a nenhum morador. “Já recebi duas notificações dizendo que, se eu colocar comida ou água para os animais, vou ser multada”, disse a aposentada Rosa Pordeus.

Outros entrevistados contaram ao jornal que estão indignados com o posicionamento do condomínio, uma vez que os gatinhos são seres vivos que precisam de cuidados. De acordo com Francisco Garcia, Coordenador do Núcleo de Justiça Animal da UFPB, o Código de Direito e Bem Estar Animal da Paraíba garante por lei que, quando animais são abandonados em prédios, quem fica responsável por eles são os próprios prédios. “Tem que alimentar, matar a sede, levar ao veterinário quando necessário e evitar a procriação”, explica o especialista.

É evidente que os gatos não se reuniram para redigir o processo, mas o representante humano pediu a liminar em nome dos bichanos. Agora, é esperar o resultado da ação por danos morais, individuais e coletivos, para entender se o prédio e o síndico serão penalizados ou não e de que maneira.

Continua após a publicidade

Publicidade