Redação: dicas simples para um texto nota 10

A redação acontece no segundo dia do Enem, 25 de Outubro, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Por Malu Pinheiro Atualizado em 17 ago 2016, 17h30 - Publicado em 13 out 2015, 17h00

O Enem está cada vez mais perto, mas ainda dá tempo de reorganizar seus estudos e garantir uma nota alta na prova. A redação pode te ajudar nisso! Fazer um bom texto não é tão simples, então é bom dedicar boa parte de seus estudos à ela – que conta muito na nota final . Seguindo este roteiro de 10 dicas, você pode arrasar!

1. Conheça os temas de outros anos. Isso ajuda a entender a prova. Saiba também o que está em debate no mundo, ler jornais é ótimo para isso. 

2 . Escreva. A prática leva à perfeição!

3. Não fuja do tema, isso pode zerar a sua prova. No Enem, quem desrespeita os direitos humanos também está fora.

4. Releia sua redação antes de passar a limpo. Ah, e dê um tempo entre o fim do rascunho e a hora de passar a redação à caneta. Assim, é mais fácil achar erros.

5. Posicione-se. Você pode usar os textos apresentados para se inspirar, mas traga experiências, notícias e debates. Apesar de ser importante escolher um lado, o texto dissertativo é impessoal. Nada de “Eu acho”, “Eu acredito”…

Continua após a publicidade

6. Siga a estrutura. Se pedem um texto dissertativo, de 20 a 30 linhas, é isso. Nem menos e nem mais! 

7. Leia o tema da redação no começo da prova e escreva umas dez palavras na linha que pretende seguir. Então, parta para os testes e só então volte ao texto. Ele vai fluir! 

8. Seja clara. Use construções diretas, com boa pontuação, e evite frases longas.

9. Explique bem as suas ideias. Não adianta usar clichês como “As pessoas precisam se conscientizar”. É preciso apresentar o raciocínio que te leva à conclusão.

10. Leia muito. O contato com textos de outros autores não só ajuda a pensar diferente como nos dá modelos para escrever melhor. 

Vai, são dicas simples e fáceis de serem aplicadas no dia a dia. Vale a pena!  Nessa outra matéria, a CAPRICHO ajuda você a saber o que estudar e como dividir direitinho o seu tempo para isso. 

E você? Vai fazer o Enem esse ano?

Continua após a publicidade
Publicidade