Plano de dominação continua e Instagram agora lança ferramenta de blog

O Guides está sendo testado em apenas algumas contas. Mas, em breve, vai ser liberado para os usuários

Por Gabriela Junqueira - Atualizado em 30 jun 2020, 20h52 - Publicado em 29 jun 2020, 15h55
perfume ch o boticario fragrancia capricho mood
CAPRICHO/Divulgação

O head do Instagram, Adam Mosseri, anunciou o lançamento do Guides, uma nova aba com cara de blog criada pela plataforma. Inicialmente, a rede decidiu disponibilizar o recurso apenas paras algumas contas focadas em saúde mental.

O Guides foi criado pensado em viagens, mas com a pandemia seu uso inicial foi alterado Instagram/Divulgação

A conta do Instituto Vita Alere, focada na prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, está entre uma das primeiras a ter acesso à nova ferramenta, assim como a American Foundation for Suicide Prevention, nos Estados Unidos, a Sudah Dong, na Indonésia, e a Heads Together, no Reino Unido.

Segundo Mosseri, ela foi idealizada a princípio para ajudar criadores de conteúdo que falam sobre viagens, entretanto, por causa da pandemia de coronavírus, o foco foi alterado provisoriamente.

Neste momento, a forma como a ferramenta está sendo usada é interessante e pode ajudar os usuários a enfrentar o período tão delicado. Assim como a retirada das curtidas, a novidade pode reduzir o impacto nocivo causado na saúde mental pelo ambiente digital.

Todavia, vale ressaltar que o monopólio do Instagram é preocupante. A função tende a ser liberada no futuro para todos. Com isso, o formato blog é abraçado pelo aplicativo, como aconteceu anteriormente com os formatos de concorrentes como Snapchat, com a criação dos Stories, e do Tik Tok, com o lançamento do Reels. O Instagram também virou uma plataforma de compra e venda. Não podemos nos esquecer que a rede segue um algoritmo (que muda com frequência), e se informar e entreter em apenas um lugar pode ser bem perigoso.

Continua após a publicidade
Publicidade