Os perigos de inalar gás de buzina: ‘são os mesmos efeitos que o lança-perfume produz’
É uma espécie de droga como qualquer outra.
Uma jovem de 18 anos morreu após inalar grande quantidade de gás de buzina durante uma festa em um condomínio em São José do Rio Preto, São Paulo, no último sábado, 26. Segundo a polícia, Maria Luiza Perez Perossolo teve uma parada cardíaca. Ela estava com os amigos, que tentaram reanimá-la e chamaram o resgate, mas ela não resistiu.
Este não é o primeiro caso. Em janeiro, uma menina de 17 anos morreu pelo mesmo motivo, após ficar internada na UTI. Em fevereiro, a vítima foi um estudante de medicina de 33 anos. Uma situação parecida também ocorreu em 2009 com uma estudante de 20 anos.
Continua após a publicidade
Parece estranho, né? Por que alguém inalaria gás de buzina? A questão é que ele causa um efeito meio alucinógeno, semelhante ao de algumas drogas. “São estados de semi-perda de consciência, conta André Vieira, professor de química da UFBA. “Perda de tato, formigamento das extremidades (mãos e pés) e distúrbios auditivos (algumas pessoas relatam que chegam a ouvir sons parecidos com o helicóptero e ambulância). E o curioso é que estes são exatamente os mesmos efeitos que o lança-perfume produz”, ressalta o químico.
Continua após a publicidade
O gás de buzina é composto de butano e propano, que “são hidrocarbonetos (compostos de carbono e hidrogênio) derivados do petróleo, assim como o diesel, a gasolina, o asfalto e os lubrificantes”, explica Vieira. Essas substâncias também são utilizadas no gás de cozinha e, apesar de não serem tóxicos, quando inalados em excesso, podem gerar algumas reações perigosas, como euforia, sonolência, asfixia, arritmia cardíaca, flutuações na pressão arterial e perda de memória temporária. Ou seja, algumas pessoas acreditam que a ~vibe~ do gás de buzina é menos perigosa que a ~vibe~ das drogas, mas não é.
Continua após a publicidade
Além disso, no caso da buzina, o butano e o propano ficam mantidos em um recipiente pressurizado. Quando liberados, há uma diminuição da temperatura. Agora, imagine um gás entrando no seu organismo a -5ºC ou, quem sabe, -10ºC?!! “Ele pode causar queimaduras internas nas vias respiratórias e na traqueia. Algo parecido quando você fica por muito tempo com um cubo de gelo na língua. Dói muito, não dói?”, questiona o professor.
Continua após a publicidade
Comprometer a oxigenação do sangue é realmente muito arriscado e pode, sim, levar à morte por asfixia ou paradas cardíacas, como aconteceu com a Maria Luiza. André Vieira ainda comenta que possivelmente os efeitos desses gases no corpo sejam maximizados com a ingestão de bebida alcoólica, o que costuma acontecer em festas. Ou seja, não inale gás de buzina para se divertir. Você pode pagar com a sua vida.
+ Leia também: Energéticos com bebidas alcoólicas: a mistura do mal
Continua após a publicidade
Publicidade