Os 10 mandamentos do vestibulando

Repita o mantra: 'já passei, já passei, já passei...'.

Por Marcela Bonafé Atualizado em 4 nov 2024, 14h40 - Publicado em 14 ago 2015, 17h50

A ~tensa~ temporada de vestibulares se aproxima e, com ela, as preocupações começam a aparecer. Mas mantenha a calma! Para dar uma forcinha, listamos os 10 mandamentos do vestibulando, desde a preparação, passando pelas inscrições, até o dia da prova!

1º: Não dormirás durante as aulas

Os vestibulares cobram conteúdos ensinados na escola e, eventualmente, no cursinho. Então, não tem jeito: você precisa prestar atenção na aula (ou correr atrás do prejuízo em casa). Se você focar nos estudos em classe, e tirar as dúvidas para entender o conteúdo, fica mais fácil fazer as lições de casa e estudar depois. Organize seus horários para não dormir tarde e ficar morrendo de sono no dia seguinte.

2º: Conseguirás ler todas as obras obrigatórias

As campeãs de desistência! (risos) Realmente, nem todas as obras cobradas nos vestibulares são legais e fáceis de ler. Mas as questões (são muitas, por sinal) sobre elas nas provas costumam ser bem importantes . Se você conseguiu organizar as leituras desde o começo do ano, ótimo! Se ainda não, corre que dá tempo! Lendo um pouquinho por dia, não fica tão pesado e chato. Lembrando que você até encontra resumos por aí, mas eles, geralmente, não são o suficiente, ok?

Continua após a publicidade

3º: Superarás as matérias odiadas

É fato: ninguém gosta e se dá bem com todas as matérias. Concentre seus esforços em estudar, entender e tirar as dúvidas daquela(s) disciplina(s) que mais te assusta(m). Mas sem deixar as outras de lado, é claro. Vale assistir a vídeo aulas, fazer reforço e até pedir ajuda para aquela amiga que manja muito sobre a matéria.

4º: Não contarás com a sorte

Ela faz diferença, mas não pode ser um diferencial. Deu para entender? O resultado da prova só depende de você e de seu desempenho, então não bobeie ! Nada vai adiantar se você não fizer a sua parte. Não conte com a sorte, porque ela pode não aparecer. Se você se dedicar, estudar bastante e tiver foco – não vale fazer isso uma semana antes -, as coisas ficarão bem mais fáceis.

Continua após a publicidade

5º: Não perderás os prazos das inscrições

É importante ficar atenta ao período das inscrições ! Nem todas são na mesma época. Inclusive, algumas já estão rolando! Ah, e não se esqueça de verificar a data da prova, porque alguns vestibulares podem coincidir e você terá que optar por qual prestar. É chato, mas acontece. Aliás, se o vestibular tiver segunda fase, ela costuma ser em janeiro. Se atente a esse detalhe para não marcar viagens nesse período, hein?

6º: Conhecerás as regras do vestibular

Continua após a publicidade

Não precisa decorar o manual do candidato, é óbvio, mas preste atenção a detalhes como o material que deve ser levado, se você pode usar relógio durante a prova, qual o tempo de duração dela, o local onde você irá fazê-la e os conteúdos cobrados – eles variam. E o detalhe mais importante: n ão se esqueça de levar todos os documentos necessários no dia. Sem eles, você não pode fazer a prova.

7º: Chegarás antes do fechamento dos portões

Todos os anos, durante a época de vestibulares, saem matérias sobre pessoas que chegaram atrasadas e não puderam fazer a prova. Você não quer protagonizar uma dessas, certo? Confira o horário de fechamento do portão (que nem sempre é o mesmo do início da prova) e se programe para chegar antes . Não se esqueça de que imprevistos podem acontecer, como trânsito ou problemas no transporte público. Você só tem uma chance por ano de fazer a prova!

8º: Levarás lanches leves para a prova

Continua após a publicidade

As provas costumam ser bem longas e exigir tempo, então é bom estar preparada ! Mas escolha bem o que levar. Sabia que seu cérebro precisa de carboidrato para funcionar bem? Se combinado com uma proteína, melhor ainda. Mas pegue leve : invista em biscoitinhos salgados, barrinhas de cereais, frutas, pão com frios, iogurtes e aquele pedacinho de chocolate, para ajudar a diminuir a ansiedade. Ah, e não se esqueça da garrafinha de água! Uma dica: evite coisas muito gordurosas no almoço também. Assim você ficará menos pesada e, consequentemente, sentirá menos sono.

9º: Resistirás às distrações

Durante a prova, é normal que até um fio de cabelo pendurado no ventilador pareça extremamente interessante. Quando você se depara com uma prova enorme, cheia de leituras, já bate o desânimo. Para evitar que as distrações te atrapalhem, você pode fazer pequenas ~pequenas mesmo~ pausas durante a prova, seja para tomar água, comer o lanche que você levou, ir ao banheiro ou, simplesmente, se acalmar. Assim fica mais fácil retomar o foco. Mas tome cuidado com o horário, tá?

10º: Não te desesperarás

Continua após a publicidade

O seu maior inimigo no vestibular é o nervosismo. Ele pode atrapalhar muito . Portanto, se você sabe que costuma ficar nervosa em provas, procure ajuda médica alguns meses antes do vestibular, assim você já começa a trabalhar isso para o grande momento. Durante a prova, tente se manter tranquila, afinal, não dá para voltar atrás e estudar mais, não é? Se alguma questão estiver muito difícil, pule-a para tentar de novo depois. Começar pelas questões que achar mais fáceis pode te ajudar a relaxar.

Uma coisa é certa: não existe fórmula para sucesso. Mas com esforço e dedicação, as chances de você conseguir são grandes. Esse é o segredo!

Publicidade