Ônibus lilás vai dar suporte a vítimas de assédio no Carnaval de São Paulo

O Carnaval paulistano já é um dos maiores do Brasil e essa novidade pretende ajudar as mulheres a prestarem denúncias e identificar o agressor.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 22 fev 2019, 10h49 - Publicado em 22 fev 2019, 10h01

Os blocos paulistanos de Carnaval que acontecerem entre a Avenida Tiradentes e a Praça da República, no Centro de São Paulo, ganharão um detalhe importante neste ano: um ônibus lilás. A medida iniciada pela Prefeitura e com a presença da Guarda Civil Municipal tem o objetivo de acolher e ajudar as mulheres que se sentirem violadas por casos de assédio e importunação sexual nos bloquinhos carnavalescos.

Ônibus especial atenderá vítimas de assédio durante Carnaval. TV Globo/Reprodução

O ônibus conta com uma equipe especializada para realizar o atendimento, desde assistentes sociais até psicólogos e advogados. Funciona da seguinte maneira: caso você se sinta assediada ou violada por algum homem no bloco, basta ir até o ônibus para prestar queixa. Se você souber identificar o agressor, guardas vão até o bloquinho buscá-lo e levá-lo para a delegacia. Mas, ainda que você não queria ou não saiba dizer quem é o agressor, é importante fazer a denúncia de assédio mesmo assim, porque a prefeitura vai registrar o seu caso em um banco de dados para buscar soluções que diminuam o assédio no Carnaval da cidade.

“A ideia é que a gente consiga fazer um acolhimento à mulher que se sinta, por algum motivo, violada no seu direito, seja assediada ou que efetivamente tenha passado por alguma situação de violência”, afirma Ana Claudia Carletto, secretária-executiva da Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

  • Vale lembrar que importunação sexual agora é crime, com pena de um a cinco anos de prisão. E muita coisa se encaixa nisso, viu? Puxar o cabelo, segurar o braço e tentar beijar à força não devem ser atos considerados de “paquera”. É crime!

    Lembre-se: não é não. Denuncie! E curta o Carnaval em paz <3

    Continua após a publicidade
    Publicidade