Onde e qual é o melhor horário para ver a Superlua desta terça, 19?

A maior Lua de 2019 está mais próxima do que você imagina... Literalmente!

Por Amanda Oliveira - 19 fev 2019, 13h10

Pessoas do mundo inteiro terão a oportunidade de ver a Lua atingir seu auge de beleza nesta terça-feira, 19. O fenômeno conhecido como Superlua fará com que o satélite pareça até 14% maior e 30% mais brilhante. Quem é que vai querer perder isso, não é? Não é todo dia que acontece!

Reprodução/Getty Images

Este tipo de fenômeno ocorre quando o perigeu lunar, que é o ponto da órbita em que a Lua fica mais próxima da Terra, coincide com o período lunar conhecido como Lua Cheia. De acordo com a Nasa, 2019 terá três Superluas: a primeira ocorreu no dia 21 de janeiro (a Lua com distância de 357.344 km da Terra), a segunda no dia 19 de fevereiro (356.761 km) e a terceira acontecerá no dia 19 de março (359.380 km). O cálculo de distância entre o satélite e o nosso planeta mostra que o fenômeno desta terça-feira será o maior do ano.

Será possível assistir a Superlua acontecer no Brasil com o pôr do sol e o nascer da lua, que tem uma variação de horário dependendo da localização no país. Em São Paulo, por exemplo, será às 19h02. Já no Rio Grande do Norte, a previsão é que seja às 17h56. O ideal é ficar de olho no céu para conferir se o sol já está se pondo e se a lua está chegando.

Assim como qualquer outro fenômeno da astronomia, o recomendado para conseguir assistir à Superlua com perfeição de detalhes é procurar um lugar com pouca iluminação, sem obstáculos – como prédios, por exemplo. Ou seja, uma cidade cheia de luzes não facilita muito a observação… Sorte de quem mora pertinho da natureza.

Continua após a publicidade

Boa sorte!

Publicidade