Novas datas do Enem são divulgadas; provas acontecem em janeiro de 2021

Apesar de a opção para que as provas fossem aplicadas só em maio ter vencido a enquete realizada pelo Inep, MEC optou por aplicar o exame no início do ano

Por Isabella Otto Atualizado em 20 out 2020, 14h25 - Publicado em 8 jul 2020, 18h13

Durante coletiva de imprensa realizada em Brasília nesta quarta-feira (8/7), as novas datas do Enem 2020 foram divulgadas por Antonio Paulo Vogel, secretário-executivo do MEC, e Alexandre Lopes, presidente do Inep. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro, e o Enem digital acontecerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados saem a partir de 29 de março.

Apesar de, na enquete disponibilizada pelo Inep, a opção para que a prova só acontecesse em maio ter vencido com 49,7%, Antonio Vogel disse que “somados, os estudantes que preferiam dezembro e janeiro foram maioria na enquete”. O que não faz muito sentido, já que a terceira opção ganhou disparado, seguida pela segunda opção, a escolhida pelo MEC, que somou 35,3% dos votos. A primeira alternativa, em que as provas seriam aplicadas em dezembro, totalizou 15% dos votos.

  •  

    Seria mais honesto que o secretário-executivo do Ministério da Educação tivesse usado apenas a justificativa de que o ingresso dos aprovados em universidades no primeiro semestre do ano seria prejudicado caso o Enem fosse aplicado em maio. “Os ingressos [nas faculdades] seriam somente no segundo semestre do ano que vem”, explicou.

    O governo informou ainda que as questões do Enem 2020 já estão prontas. O Exame Nacional do Ensino Médio estava marcado para acontecer em novembro e foi adiado por causa da pandemia de coronavírus.

    Quero Bolsa | Graduação, pós-graduação e técnico: bolsas de estudo com descontos de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Saiba mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade