Nessa farmácia, poesias são receitadas no lugar de medicamentos
Arte, o remédio da alma, né?
Um farmácia localizada no condado de Shropshire, na Inglaterra, pertinho do País de Gales, apresenta uma proposta diferente. Lá, os clientes não saem com medicamentos produzidos pela indústria farmacêutica; eles saem com poesias que são prescritas por Deborah Alma.
A ideia da britânica é curar usando arte. Na Farmácia da Poesia, são promovidos também workshops e performances artísticas, além de ter um café, uma biblioteca e, como de praxe, uma lojinha.
“Acho que, se há alguma habilidade no que eu faço, é conseguir o poema certo para a pessoa certa, depois de conhecê-la e conversar com ela”, disse a escritora em entrevista ao site Sky News. Além disso, ela deixou claro que, quando prescreve a poesia, ela se torna no paciente, não mais dela. “Esteja você sofrendo por causa do estresse do mundo moderno ou da dor de um coração partido ou simplesmente esteja precisando de um tônico para a alma, venha nos dizer oi”, convida a escritora no site oficial do projeto.
A Farmácia da Poesia ganhou um espaço físico só depois de sete anos de a ideia ter nascido. Com uma ambulância antiga, que viu casualmente à venda enquanto andava na rua, Deborah atendia pessoas em festivais de música, conferências empresariais e até mesmo hospitais. Para cada problema, uma “pílula de poesia” era prescrita. Às vezes, era um tônico ou um xarope. Esse “braço” da farmácia continua, mas, agora, com o endereço físico, fica mais fácil de as pessoas chegarem até ela.
A britânica classifica sua proposta como uma “terapia alternativa para o seu emocional”, não dispensando outros tratamentos. A arte, para Deborah, é um complemento e, muitas vezes, o grande alívio da alma. É possível visitar a farmácia e comprar poesias diretamente na loja. Contudo, se estiver precisando de uma ajuda maior, é possível também marcar consultas.
Veja abaixo mais imagens do local:
Para encontrar mais informações sobre a farmácia alternativa (vai que você resolve visitá-la em uma viagem, né?), basta acessar o site da Poetry Pharmacy.