Liz Macedo relembra depressão profunda aos 13 anos de idade

"O meu pedido quando soprei as velinhas em 2023 era para aquele ser o meu último aniversário", contou a influenciadora no Instagram

Por Da Redação 25 set 2025, 15h00
P

restes a comemorar seus 16 anos, Liz Macedo fez um relato sobre a depressão profunda que enfrentou aos 13. Em um texto publicado no story do Instagram, a influenciadora contou que, na época, ficou “completamente no fundo do poço e não se via em outro lugar”.

“O meu pedido quando soprei as velinhas em 2023 era para aquele ser o meu último aniversário”, confessou. Ela afirma que “mesmo tão nova, não enxergava propósito em nada”, e que “foi um período muito sensível”.

Vale ressaltar, mais uma vez, que a depressão não é frescurite, não é puberdade ou só uma fase ruim . Ela é uma doença e uma das principais  causas de suicídio. Além disso, ela tem outros sintomas para além da tristeza profunda, viu? Na adolescência, os mais comuns dela são irritabilidade, intolerância a situações que antes eram até prazerosas, piora no desempenho escolar, dificuldades com matérias que até então não eram um problema e até mesmo atraso na primeira menstruação.

+ Anedonia é um sintoma central de depressão, mas passa desapercebido

Sim, a depressão é um problema sério e que necessita de cuidado e atenção. A campanha do Setembro Amarelo, desde 2014, luta para que pessoas com quadro de depressão falem, conversem, procurem ajuda e não se isolem. Além do apoio da família e dos amigos, a ajuda de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras, é fundamental para enfrentar a doença.

A própria Liz já havia contado anteriormente que faz o uso de um adesivo anticoncepcional, indicado pelo seu psiquiatra  para o tratamento de depressão. Ela explica que é diagnosticada com depressão desde os 12 anos e que percebeu, há algum tempo, que, no período da TPM (Tensão Pré-Menstrual), seus sintomas depressivos pioravam consideravelmente. “Toda vez que eu tinha TPM, era uma TPM muito forte que juntava com a depressão e me fazia ter uma crise muito forte. Como mexia muito nos hormônios, eu ficava muito depressiva. Então a gente pensou em cortar a minha menstruação, e hoje em dia eu não menstruo”, explicou na ocasião.

Continua após a publicidade

No post publicado nesta quarta-feira (24), a influenciadora comemora sua melhora. “Eu gostaria muito de poder dizer para a Liz do passado que tudo daria certo, que hoje em dia nós só temos motivos para agradecer e sorrir. Sou extremamente grata por tudo que está acontecento e por cada um que está aqui, fazendo parte do meu diário”, escreveu.

“Só quem viveu a mesma coisa ou que ainda passa por isso entende, mas eu te garanto que você não está sozinho”, finaliza.

Ninguém precisa sofrer sozinho. Se precisar conversar, ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br, ou se perceber que um amigo está com pensamentos suicidas, você pode acolhê-lo e também indicar o CVV.

Continua após a publicidade

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade