Inteligência artificial diz qual seleção vencerá a Copa do Mundo Feminina

Lembra as previsões do polvo Paul e do gato Aquiles? Dessa vez, o cargo de vidente do Mundial foi para... um sistema!

Por Amanda Oliveira - Atualizado em 15 jun 2019, 14h12 - Publicado em 15 jun 2019, 10h00

Nos últimos anos, vimos alguns animais ficarem muito famosos ao bancarem os videntes, acertando resultados de jogos durante edições de Copa do Mundo Masculina. Lembra de algum? Tivemos o polvo Paul, no torneio de 2010, o panda King Mei, na edição de 2014, e o gato Aquiles, na de 2018. Dessa vez, contudo, a previsão da Copa do Mundo Feminina de 2019 não ficou por conta de um bichinho fofinho, mas de um método um pouco mais seguro que se baseia em estatísticas matemáticas. E, se formos acreditar mesmo nas máquinas, prepare sua aposta para o bolão, pois já temos a seleção vencedora do torneio!

Será que já temos a previsão de quem vai ganhar a Copa do Mundo Feminina 2019? ullstein bild/Colaborador/Getty Images

Pesquisadores da Universidade Técnica de Dortmund, na Alemanha, decidiram criar um sistema que aponta as probabilidades de cada seleção vencer a Copa do Mundo deste ano. Esse modelo de probabilidade combina três métodos para fazer a previsão.

Primeiro, o sistema avalia a habilidade de cada equipe com base nos jogos dos últimos oito anos, sendo que os mais recentes possuem maior peso – e, no caso do Brasil, que perdeu os últimos 9 amistosos, a situação não é nada boa. Depois, a próxima estimativa é feita com dados de 18 casas de aposta, considerando a margem de ganhos e acertos com o passar do tempo. Em terceiro e último lugar, o sistema junta as duas primeiras estimativas com outros dados (rankings da FIFA, fatores socioeconômicos e se a equipe está jogando em seu país, como é o caso da França).

De acordo com a previsão das estatísticas, ainda não é a vez do Brasil levar a taça para casa. Os resultados do sistema mostram que a seleção dos Estados Unidos tem chances maiores de vencer o torneio, com 28,1%. O Brasil aparece em sétimo lugar na lista que conta com 24 países, com apenas 3,9% de chances. Confira a probabilidade de cada equipe:

Continua após a publicidade
Chances de cada seleção levar a taça da Copa do Mundo Feminina 2019. Andreas Groll /TU Dortmund University/Reprodução

Além de prever a seleção campeã, o modelo de estatística também estima quantos gols cada time pode marcar em todas as partidas e quais as chances de cada time avançar para a próxima fase. O Brasil, novamente, aparece em sétimo lugar, com 10,5% de chances de avançar para a final do torneio. Outras seleções, como a Nigéria, Argentina, Chile, Camarões, África do Sul e Jamaica, possuem probabilidades próximas a 0%.

Se formos levar em consideração que a equipe dos Estados Unidos fez um placar de 13 x 0 contra a Tailândia em sua primeira partida na fase de grupos do torneio, e que o país é o que mais venceu edições da Copa do Mundo Feminina até hoje, ela realmente é a favorita. Mas, assim como nem sempre podemos confiar em animais videntes, as estatísticas também podem errar. Nossas apostas seguem com o Brasil, não é mesmo?! Afinal, somos brasileiros e… (risos)

Publicidade