Governo volta atrás e decide não adiar mais o início do horário de verão
Tira o casaco, coloca o casaco... Atrasa o relógio, não atrasa o relógio... Segunda alteração tinha sido feita para não coincidir com as datas do Enem 2018.
Como de costume, o horário de verão começa em outubro. Este ano, contudo, o Governo Federal adiou a data para que ela não interferisse nas eleições, nem no primeiro nem no segundo turno. Depois, o MEC entrou com um pedido para que o horário fosse novamente adiado, já que, após a primeira mudança, ele poderia coincidir com os dias de provas do Enem (4 e 11 de novembro) e confundir muitos candidatos.
+ Celulares se atrapalham com horário de verão e deixam usuários perdidinhos
Após analisar o caso, o Governo decidiu acatar o pedido do Ministério da Educação e adiar de novo o horário, dessa vez para o dia 18 de novembro. Perfeito, tudo certo, sem mais alterações… Só que não! Na última segunda-feira, 15, o Palácio do Planalto divulgou que haviam analisado melhor o caso e voltado atrás com relação ao segundo adiamento, decretando o início do horário novamente para o dia 4 de novembro – data que marca o primeiro dia de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio.
Não foram dadas explicações para a decisão, mas parece que, se o horário de verão começasse apenas no dia 18, companhias aéreas e passageiros seriam lesados, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas Aéreas. Os estados que devem adiantar uma hora os ponteiros do relógio no próximo dia 4 são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Os candidatos que prestarão o Enem devem ter atenção redobrada!
Acho que agora vai, hein, galera?! (risos nervosos)