Gordofobia: escola obriga menina de 7 anos a usar sutiã pra esconder seios

A mãe desabafou nas redes sociais sobre bilhete que filha recebeu, fazendo referência ao peso dela

Por Gabriela Junqueira 29 nov 2021, 17h00

Em Orlando, na Flórida, uma escola exigiu que uma criança de 7 anos começasse a usar sutiã ou uma blusa a mais por estar “acima do peso”. A mãe, a empresária brasileira Rafaela Gois, usou as redes sociais para desabafar sobre a situação absurda.

Ao ir buscar a filha um pouco mais cedo em um dia em que ela passou mal, viu que a menina estava usando mais uma blusa por cima da que foi para a escola. Ao perguntar na secretária sobre o que a filha estava sentindo, foi informada que ela estava com dor de barriga, mas que a enfermeira também tinha deixado um bilhete para ela. “Mãe, a Júlia tem que vir para escola com um sutiã ou uma blusa por baixo, porque ela não pode vir assim”, estava escrito no papel.

Colagem com duas imagens: de bilhete e menina
Redes sociais/Reprodução

“Isso não é certo! Como que eu vou falar para uma criança de 7 anos usar um sutiã? Quer dizer que ela vai ter que ser a única da sala a usar por ser gordinha?”, desabafou. “Eu estou chateada pela minha filha ter sido colocada nessa situação. Quer dizer que ela tem que ter vergonha do própria corpo? Que ela tem que esconder algo? É isso que faz uma criança chegar e desenvolver uma desordem alimentar, porque adultos despreparados vão e falar essas coisas“, disse.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rafaela Gois (@rafaelacabede)

A empresária contou que, quando a criança chegou em casa, não quis tirar a blusa de jeito nenhum e que estava com vergonha. Diante da situação, Rafaela disse que não irá se calar e vai falar com quem precisar na escola para evitar que esse tipo de coisa se repita.

“Primeiro, se ela quer ou não usar um sutiã com 18 anos, o problema é dela. Ela não pode ser imposta a usar um sutiã porque a sociedade diz, mais ainda uma criança de 7 anos ser sexualizada assim”, falou.

Continua após a publicidade

Publicidade