Gato Sem Rabo: a livraria que vende apenas obras escritas por mulheres

Livraria independente abriu as portas nesta semana, em São Paulo, e "propõe um recorte de mundo no qual as mulheres estão no centro da literatura"

Por Isabella Otto 20 Maio 2021, 10h24

Já está funcionando em São Paulo, no bairro de Vila Buarque, a livraria independente Gato Sem Rabo, que trabalha apenas com obras escritas por mulheres. A inauguração ocorreu na última quarta-feira, 19.

Uma polaroid com a fachada da livraria. Ela é azul e preta. Ao lado, a foto recortada de uma mão segurando o livro Um Quarto Só Seu
Na polaroid, a fachada da livraria independente Gato Sem Rabo Instagram/@gato.sem.rabo/CAPRICHO

O nome do estabelecimento faz referência ao ensaio Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf. No livro, a escritora compara a presença feminina na literatura a um gato sem rabo. “É uma homenagem às mulheres que escrevem: animais estranhos e deslocados, que desfalcados de tempo, espaço e legitimidade, tiveram o atrevimento e a coragem de escrever – ou não encontraram outra saída senão essa”, explica a livraria. Apesar de ter sido escrito em 1929, Um Teto Todo Seu ainda é bastante atual, visto que hoje as autoras mulheres somam somente 30% dos livros publicados no Brasil, segundo estudo realizado pela professora Regina Dalcastagnè, da Universidade de Brasília.

  •  

    A dona da livraria é Johanna Stein, uma ex-modelo catarinense formada em Artes Visuais. Além das estantes lotadas de livros escritos por mulheres, o público também vai poder usufruir de um café e de um espaço para encontros e debates, mas ambos só vão funcionar após a pandemia. Inclusive, no momento, não é possível passear pela livraria, apenas retirar livros no formato take away. Pedidos também estão sendo aceitos via WhatsApp. A entrega é somente na cidade de São Paulo. “A Gato Sem Rabo não existiria se não fosse um sonho comum de muitas leitoras e leitores. Antes de ser uma livraria com escritos de mulheres, é uma jornada de pesquisa e de compromisso com o coletivo, que tenho a sorte de dividir com pessoas incríveis“, agradeceu Johanna nas redes sociais.

    SERVIÇO:

    Livraria Gato Sem Rabo
    Aberta de terça a domingo, das 11h às 17h
    Rua Amaral Gurgel, 338, Vila Buarque, São Paulo
    Instagram: @gato.sem.rabo

    Continua após a publicidade
    Publicidade