Esse cachorro está aprendendo a conversar com humanos usando palavras

A Stella já forma frases com até cinco palavras. A tecnologia definitivamente está indo longe demais!

Por Isabella Otto Atualizado em 10 nov 2019, 11h05 - Publicado em 10 nov 2019, 10h04

Você também acredita que os cachorros conseguem entender tudinho o que os humanos falam? Apesar de esse entendimento estar muito mais ligado a entonação vocal que outra coisa, uma estudiosa americana de patologias ligadas à fala está ensinando sua cachorrinha a conversar usando palavras.

Reprodução/Reprodução

Christina Hunger, que mora atualmente em San Diego, na Califórnia, criou um teclado especial que relaciona estímulos visuais e sonoros. À princípio, ela o utilizava apenas com crianças de aproximadamente dois anos que apresentavam dificuldade em se comunicar. Christina, contudo, resolveu testar o experimento com sua cadelinha Stella, hoje com um ano e meio de idade.

O teste começou quando Stella era apenas um filhote e passou a aprender a usar o teclado, que hoje tem 29 palavras. Foi todo um processo. Christina ia relacionando sensações e atividades aos sons produzidos pelas palavras quando a cachorra apertava os botões. “Eu estou em constante choque e espanto”, revelou em entrevista a People.

  •  

    A evolução recente mais impressionante foi quando Stella, depois de ficar muito tempo tristonha, caminhou até o teclado e apertou na sequência as palavras “quero”, “Jake” e “venha”. Jake é o marido da especialista e, quando ele chegou em casa do trabalho, Stella voltou ao teclado e apertou o botão “feliz”, sinalizando que estava contente com o retorno do papai. Dá pra acreditar?!

    Até o momento, Stella sabe fazer combinações de até cinco palavras para criar frases com sentido. Hunger, contudo, acredita que a cadela pode aprender muito mais!

    Veja algumas imagens do projeto “Hunger For Words”:

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade