Escolas de São Paulo devem ganhar mais tempo de aula e novas disciplinas

As mudanças anunciadas por João Doria passam a valer a partir de 2020.

Por Amanda Oliveira Atualizado em 31 out 2024, 02h05 - Publicado em 7 Maio 2019, 14h00

Ano que vem será um ano de muitas mudanças para os alunos das escolas estaduais de São Paulo. Após apresentar a mudança no cronograma de férias, o governador João Doria acaba de anunciar que os estudantes também terão mais 15 minutos de aula todos os dias e novas disciplinas na grade a partir de 2020.

Getty Images/Reprodução

Atualmente, os alunos da rede estadual de ensino em São Paulo possuem seis aulas de 50 minutos diariamente. Em 2020, quando a mudança passar a valer, essa carga horária subirá para sete aulas de 45 minutos todos os dias. Os alunos que estudam no período matutino deixarão de sair às 12h20 e serão liberados às 12h35, enquanto para quem estuda no período da tarde a saída será às 18h35, não mais às 18h20.

Outra mudança anunciada pelo governo do Estado é a inclusão de mais disciplinas na grade de ensino. Uma das novidades se chama “projeto de vida” e tem como objetivo incentivar atividades que desenvolvam cidadania e ética. Outra disciplina que entrará no currículo será eletiva. Ou seja, os alunos poderão escolher entre teatro, empreendedorismo e tecnologia. “Cada escola organizará um ‘Feirão de Eletivas’ no início do ano, para que todos discutam conjuntamente quais serão as opções ofertadas, com base nos interesses e projetos de vida dos estudantes e nas formações e vocações dos professores”, informou o governo.

De acordo com João Doria, todas as mudanças anunciadas fazem parte do projeto “Inova Educação”. Segundo ele, o governo deve investir cerca de R$ 250 milhões na organização e contratação de professores para o ensino da rede estadual.

A outra novidade anunciada pelo governador é de que alunos e funcionários das escolas terão apenas 15 dias de férias no mês de julho. Os outros 15 dias serão divididos em pequenos períodos de descanso em abril e outubro. O que você achou das mudanças?

Publicidade