Emma Watson confessa que foi desencorajada a usar a palavra ‘feminismo’
Eis a prova de que a palavra 'feminismo' assusta os desinformados - ou assustava.
Emma Watson está na capa da última edição da revista Porte r e revelou, durante entrevista para a matéria de capa, que foi aconselhada a não usar a palavra “feminismo” em seu discurso de apresentação do projeto HeForShe, que luta pela igualdade de gêneros (assista ao discurso completo clicando aqui !).
” Eu fui encorajada a não usar a palavra ‘feminismo’, porque as pessoas achavam que eu estaria alienando e separando; e a ideia do discurso era justamente incluir o máximo de pessoas possível” contou a atriz, que, depois de pensar bastante, decidiu não aceitar o conselho: “senti que era a coisa certa a se fazer. Se mulheres estão assustadas de usarem a palavra, como eu queria que os homens também começassem a usá-la?”, questiona.
Muitas feministas criticam o HeForShe, justamente por a ideia do projeto ser bastante inclusiva, e conversar com homens e mulheres. Em seu primeiro discurso representando a ONU, porém, Emma explicou a ideia da inclusão: “queremos acabar com a desigualdade de gêneros. E para que isso seja possível, precisamos que todos estejam envolvidos”, afirmou.
E você, já teve medo de falar sobre feminismo ou já vou desecorajada a usar a palavra?