Editora do TikTok planeja publicar mais de 10 livros físicos por ano

A 8th Note Press já possui lançamentos programados para 2025 e prova que livro físico continua uma tendência

Por Mavi Faria 18 nov 2024, 17h07
L

ivros publicados pelo TikTok? É isso mesmo, você não ouviu errado! A ByteDance, empresa chinesa de tecnologia dona do TikTok, está lançando a 8th Note Press, uma editora de livros que já reunia títulos digitais e que, agora, anunciou o lançamento de livros impressos.

O plano da editora é publicar de 10 a 15 livros físicos por ano, e o primeiro lançamento, o livro “To Have and Have More”, da autora Sanibal, já está programado para o início de 2025. Para alcançar esse objetivo, a 8th Note Press se uniu a Zando, uma editora independente que será parceira na impressão e divulgação das obras.

 

 

Atualmente, a 8th Note Press já possui mais de 30 livros em seu catálogo e os principais gêneros a serem publicados fisicamente são os mesmos que a companhia já trabalha, ou seja, os mais famosos entre jovens e adultos das gerações Millenial e Geração Z: romance, romance com fantasia e ficção de jovem adulto.

Esses também são os gêneros mais famosos e comentados dentro do Booktok, comunidade literária que resenha, indica e comenta livros dentro do TikTok. O acesso analítico da plataforma é uma vantagem para a editora, que tem a possibilidade de garantir os direitos de publicação de livros e autores que são famosos no Booktok, assim como consegue ter uma divulgação publicitária dos livros de forma mais assertiva.

As publicidades e parcerias pagas de influenciadores literários dentro da plataforma não é novidade, mas o acesso que a 8th Note Pres tem pela conexão com o TikTok instiga a curiosidade sobre os próximos passos e como a editora irá se desenvolver com a publicação física. Até porque, o BookTok é uma comunidade grande que movimenta de forma perceptível o mercado editorial – somente no Brasil, a hashtag #BookTokBrasil já acumula mais de 20 milhões de visualizaçõs, e segue crescendo.

Continua após a publicidade

View this post on Instagram

A post shared by 8th Note Press (@8thnotepress)

 

 

O chefe editorial e do marketing da editora, Jacob Bronstein, explicou, em entrevista ao New York Times, como a companhia utiliza o Booktok ao seu favor na escolha de quais livros são publicados e serão impressos.

“Nós estamos pensando primeiro no que as pessoas gostam de ler, em quem está lendo esses livros, como as pessoas estão falando sobre esses livros, como essas conversas estão acontecendo no mundo virtual e onde estão acontecendo. Os gêneros são a segunda coisa a se pensar”, conta.

Continua após a publicidade

Além disso, ele não nega que lançar livros físicos sempre foi o objetivo da editora, mesmo quando começou somente com as versões digitais. “Livros físicos ainda são, esmagadoramente, o formato mais popular, e com certeza ainda mais em gêneros específicos, alguns dos quais já estamos trabalhando aqui, eles são muito importantes. Então, nós sabíamos que precisaríamos estar entre os livros físicos“, explica.

A inserção da editora dentro do universo do impresso prova como livros físicos não estão desaparecendo, um movimento que vem reascendendo até mesmo o consumo por revistas físicas. Nossa galera tem preferido desacelerar, dias tranquilos e um livro impresso para se dedicar. Agora, aguardamos ansiosas pelos próximos passos da 8th Note Press e pelo fortalecimento de revistas e livros físicos.

E aí, quem está animado para conferir as publicações dessa editora?

Publicidade