É possível manter as amizades depois do intercâmbio, sim!

Por Da Redação - Atualizado em 17 ago 2016, 19h01 - Publicado em 19 Maio 2016, 12h21

Oi, gente! Aqui é a Livia que estava no Canadá ~não a Luisa~ e fiz esse post para contar um pouco para vocês como sobreviver ao pós intercâmbio e ficar longe dos amigos que fez por lá.

Amigo de intercâmbio é aquele que vai te ajudar nos momentos mais difíceis, que vai te fazer rir, chorar, se perder, se divertir e vai tornar toda a experiência ainda mais especial. Amigo de intercâmbio é aquele que vai ficar marcado para o resto da sua vida, e não importa de onde for, você sabe que ele vai estar sempre do seu lado para o que precisar. É uma forma de suprir a carência da família e dos amigos que deixamos.

Dentre várias pessoas que conheci no intercâmbio, fiz alguns melhores amigos que vou levar para sempre. Os 3 que eu mais me aproximei eram de países diferentes: Alemanha, Brasil e Colômbia. E todos optaram por fazer 2 semestres e continuar no intercâmbio – e eu voltei. Mas o fuso horário não é motivo para nos manter distantes, já que nós continuamos conversando todos os dias.

Livia-intercâmbio-1

Continua após a publicidade

Logo no final do intercâmbio, faltando pouco mais de dois meses, comecei a me aproximar da Júlia e por mais que o tempo fosse curto, foi o suficiente para me identificar e encontrar nela uma irmã… parece que é destino! Precisei viajar o mundo inteiro para encontrar alguém tão especial e que me faz tão bem. Ter que deixá-la e voltar para o Brasil foi, sem dúvidas, uma das coisas mais difíceis. Mas eu não queria que nossa amizade acabasse, então nós nos falamos sempre, trocamos snapchats e, quando tenho tempo, ligo para ela para saber como estão as coisas.

Manter contato com os amigos do intercâmbio é algo essencial e muito importante, tanto para não acabar com a amizade, quanto para não perder o inglês. Hoje, com os meios de comunicação mais avançados, fica mais fácil de lidar com a distância e a saudade acaba se tornando algo mais físico do que emocional. Sabe, a amizade não acaba quando o intercâmbio acaba. É muito comum de se combinar viagens para ficar na casa um do outro e se encontrar em feriados, fins de semanas e férias.

Livia-intercâmbio-2

Fazer um intercâmbio é abrir a mente para novas amizades e culturas, e muitas vezes a distância acaba dificultando mesmo, mas não devemos encarar isso como um obstáculo. Existe uma frase da escritora Miriam Adeney que resume o sentimento de ter que deixar alguém especial: “você nunca estará completamente em casa de novo, por que parte do seu coração sempre vai estar em outro lugar. Esse é o preço que você paga pela riqueza de amar e conhecer pessoas em mais lugar”.

Continua após a publicidade

Se ainda assim você estiver sofrendo com a distância dos seus amigos, pode me chamar lá no Face Livia Prevot ou no Instagram @liviaprevot! Para quem vai fazer intercâmbio, aproveite cada segundo, porque passa rápido e é a melhor coisa que existe.

Até a próxima e espero que tenham gostado e que o post ajude vocês!

Beijinhos,
Livia

Publicidade