Disney cria robô interativo que “respira” e pisca como um ser humano

O protótipo está sendo desenvolvido pela Disney Research e, no futuro, deve ser usado nos parques temáticos da companhia

Por Gabriela Junqueira 5 nov 2020, 15h19
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Reprodução

O Disney Research, setor especializado em pesquisas da Walt Disney Company, desenvolveu um robô interativo bastante realista! O protótipo, chamado de  Audio-Animatronics, consegue imitar os movimentos humanos e até reagir a sons e movimentos de uma forma surpreendente.

Disney/Divulgação

Segundo o time que desenvolveu o projeto, criado através de uma parceria entre a Walt Disney Imagineering e os pesquisadores de robótica do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, a ideia era criar uma “interação que demonstrasse a ilusão de vida”. Para isso, foram instalados sensores e mecanismos no peitoral do robô que conseguem imitar comportamentos humanos. Até os movimentos da respiração humana o androide consegue imitar! Ele também pisca os olhos e escolhe um olhar apropriado para reagir a diferentes situação. Olha só:

Apesar de ainda ser um protótipo, os olhos e dentes surpreendem pelo nível de semelhança aos de um humano. A Disney já possui robôs em seus parques, mas todos são pré-programados para seguir um determinado roteiro, o que limita a interação.

Espera-se que, futuramente, o Audio-Animatronics possa estar nos parques da companhia, “trabalhando” em atrações temáticas e até em produções para o cinema.

Continua após a publicidade

Publicidade