#caprichanoenem: qual é o melhor jeito de fazer a prova?

Definitivamente, você não vai fazer a Miley em Wrecking Ball. Combinado?

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 15h01 - Publicado em 4 nov 2014, 21h00

A prova do ENEM, que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, em todo o país ( confira mais detalhes aqui ), é cansativa. Não é raro que os candidatos percam o foco ou fiquem sem energia ainda no meio da avaliação. Mas calma! A CAPRICHO listou 9 dicas para que o exame não chegue na sua vida feito uma wreeeeeeecking ball . Vai dar certo!

1. Começo pelos testes ou pela redação?

Essa questão varia muito de candidato para candidato. É importante que você sinta o que te deixa mais confortável com relação ao horário e ao desgaste. Porém, vale destacar que, muitas vezes, as perguntas da própria prova acabam contribuindo para a sua redação. Elas podem apresentar informações relevantes em seus enunciados e até te fazer enxergar uma luz no fim do túnel. Por isso, independentemente da sua escolha, leia sempre a proposta da redação antes de começar a resolver as questões de múltipla escolha.

2. Quanto tempo posso “perder” em cada questão?

De acordo com os cálculos, cada candidato tem até três minutos para resolver cada problema. Parece pouco, mas não é. Leve em conta que algumas perguntas são mais fáceis que outras. Por isso, no final, tudo acaba dando certo. Pode confiar!

3. É melhor resolver as questões mais difíceis primeiro?

Sim. Mas isso não significa que você deva sair caçando as perguntas mais complicadas para fazer antes. Resolva a prova na ordem cronológica, pois essa é a melhor forma de você não se perder. Quando perceber que está levando mais tempo para solucionar uma questão em especial, circule o número da pergunta para que, no final, você consiga identificar direitinho o que está faltando. Lembre-se: se você se esquecer de preencher qualquer coisa no cartão-resposta, a prova será anulada.

4. Quento tempo devo levar para escrever a redação?

O ideal é que você consiga elaborar o texto em um hora e meia. Isso significa que você terá mais quatro horas para solucionar a prova de múltipla escolha e passar as respostas para o cartão-resposta. O treino é o seu principal aliado! Por isso, cronometre em casa quanto tempo você leva para escrever uma dissertação. Se você demorar de 45 minutos a uma hora… Parabéns! Os outros 30 minutos restantes você pode usar para passar o texto a limpo.

5. É melhor fazer tudo à lápis antes de passar a caneta?

Lápis, não. Desde 2012, os organizadores do ENEM proibiram que os candidatos entrem na sala portando alguma coisa além de caneta. Lápis, lapiseira, borracha… Nada disso pode. Ou seja, a melhor coisa é resolver toda a prova, como se ela fosse um rascunho, e só depois de ter bastante certeza passar as quetões para o cartão-resposta.

6. Posso usar qualquer caneta?

Nananinanão! Sabe aquela história de poder usar caneta azul ou preta? Pois bem: ele está ERRADA. A correção automática do ENEM só aceita cartões-resposta preenchidos com caneta preta. Por isso, nem leve a de cor azul para não se confundir na hora. Leve sempre uma caneta de cor preta e corpo transparente extra. Ah! E, é claro, não se esqueça do RG.

7. Demora para preencher o cartão-resposta?

Não. De verdade, essa é uma das partes mais tranquilas da prova. O preenchimento não é difícil, mas você deve se atentar a ele.

Continua após a publicidade

– Use sempre caneta preta;

– Confira se você respondeu, sem exceção, todas as alternativas;

– Tome cuidado para não pintar, sem querer, mais de uma bolinha em cada resposta;

– Não se esqueça de sinalizar a cor da capa do seu Caderno de Questões.

8. O que cai em cada dia de prova?

No sábado, dia 8, será a vez da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O que isso quer dizer? Vá preparada para muitas questões de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No domingo, dia 9, além da redação dissertativa, será aplicada a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. Ou seja, prepare-se para perguntas sobre língua portuguesa, literatura, idiomas (inglês ou espanhol), artes, educação física e matemática.

9. O que é um texto dissertativo?

Dissertar significa defender uma opinião e/ou um ponto de vista. No caso, o seu. O que a banca corretora do ENEM quer é que você dê uma solução para o tema proposto por eles, usando sempre argumentos possíveis para denfender a sua tese.

Regrinha básica para não ter erro:

– 1º parágrafo: introdução

– 2°, 3º e 4º parágrafo: argumentação

– 5º parágrafo: conclusão

Vocês têm mais alguma dúvida, meninas? Estamos aqui para ajudar! 😉

Continua após a publicidade
Publicidade