#caprichanoenem: o que você pode fazer na última semana?

Não, se descabelar, chorar e afogar as mágoas nos livros não é uma boa opção.

Por Isabella Otto Atualizado em 4 nov 2024, 17h41 - Publicado em 3 nov 2014, 20h10

O ENEM acontece no próximo fim de semana, nos dias 8 e 9 de novembro. As duas tardes de provas são desgastantes e correr atrás do tempo perdido na reta final não é nada inteligente. Afinal, você não vai conseguir aprender nada e só vai chegar ainda mais cansada para enfrentar as quase 10 horas de avaliação, dividida em duas etapas.

Eis que a contagem regressiva chegou! A CAPRICHO separou uma série de conselhos para você aproveitar da melhor maneira possível esses dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio. Quem ajudou com as dicas foi a Sueli Cain de Oliveira, diretora acadêmica do Grupo Educacional Weducation .

1. Prepare o lembrete com o local e o horário da prova

Lembre-se: são dois dias de exame, sendo o primeiro com 4h30 de duração e o segundo, dia da redação, com 5h30. Confira o local da sua prova, anote em um papel o endereço, o horário da abertura dos portões ( vale destacar que todos se fecham, pontualmente, às 13h, no horário de Brasília ) e aproveite para calcular quanto tempo você vai levar no trajeto. Não deixe para checar essas informações na última hora. Quanto menos coisas pendentes, melhor. Deixe a sua ansiedade para as perguntas da avaliação.

2. Assista a telejornais

Tente reunir o máximo de informações recentes sobre assuntos da atualidade. Se assistir a um telejornal for uma tarefa impossível para você, dê uma checada, diariamente, nos portais de notícia da intertet. Quanto mais dados sobre temas atuais você tiver, mais fácil será elaborar bons argumentos para arrasar na dissertação.

Refresque a memória com alguns temas que podem ser abordados no ENEM:

Continua após a publicidade

– escassez de água;

– manifestações durante o mundial;

– Copa do Mundo 2014;

– papel da mulher no século XXI; e

Continua após a publicidade

– vacina HPV para meninas de 13 anos.

3. Refaça provas antigas

Mas não enlouqueça e queira resolver todas as provas dos últimos três anos na semana, ok? Isso vai deixar a sua mente cansadzZzzZ. E isso é a última coisa que queremos, não? Dê prioridade para as questões de disciplinas que você ainda não está 100%. É matemática? É química? Mantenha o foco. Você também pode entrar no site Geekie Games, que identifica as suas dificuldades e elabora questóes personalizadas, que estimulam seu cérebro a treinar as matérias que você ainda tem mais dificuldade.

4. Assista a um filminho

Alguns filmes de história são clássicos, como O Nome da Rosa, A Lista de Schindler, Olga . É sempre bom relembrar conteúdos na prática, seja vendo um longa, lendo um livro ou jogando algum game. A CAPRICHO, recentemente, fez duas matérias que podem te ajudar a escolher o que passará na sua sessão de cinema em casa. Olha só:

Continua após a publicidade

10 filmes para aprender mais sobre a 2ª Guerra Mundial

Clássicos da literatura brasileira que viraram filmes

5. Use e abuse da marca texto

É a hora da revisão! Aposte em resumos e releia todas as partes grifadas dos seus livros didáticos. Não adianta querer aprender uma matéria do zero. O momento é para retomar conteúdos. Se precisar, escreva, desenhe, monte gráficos, faça linhas do tempo…

6. Cheque os últimos detalhes

Você se lembra de todos os requisitos básicos para produzir um bom texto dissertativo? Esse é o momento exato para você refrescar a memória com essas questões que podem parecer bobas, mas que, na hora da prova, podem atrapalhar. Pesquise sobre textos dissertativos, treine em casa para saber quanto tempo você leva para elaborar uma redação, relembre fórmulas e dê uma olhada no novo acordo ortográfico.

Publicidade