Blog da Galera: a Casa Uivo é um espaço ecológico de troca de vivências

A Gyovanna Cabral, da Galera CH, entrevistou o criador da Casa Uivo, um projeto incrível no Rio de Janeiro que estimula a cultura e a diversidade.

Por Da Redação Atualizado em 17 jan 2020, 18h00 - Publicado em 17 jan 2020, 17h00

Oii, pessoal! Tudo certo? Aqui é a Gyovanna Cabral e eu sei que estou ausente, mas tenho focado em alguns projetos pessoais e prometo me dedicar nessa reta final, ok? Nem acredito que está acabando… Poderia falar o texto inteiro sobre como 2019 passou voando, mas quero falar como vários projetos começaram a florescer e vão prosperar em 2020!

Pessoal reunido na Casa Uivo! Reprodução/Reprodução

Nunca escondi que sou de Paracambi, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, e venho novamente enaltecer a cultura e os artistas independentes do local, pois eu também sou uma, né? Hoje vou falar do projeto maravilhoso do poeta vencedor da primeira edição do Slam da Rampa, chamado Casa Uivo. Que em pouco tempo realizou vários eventos de amostra de arte, sarau, cine-clubes e a estreia do livro de seu idealizador. E a grande realização desse sonho tem uma história mágica por trás.

  •  

    Segundo Ralph, seu contato com a cultura sempre foi um pouco difícil, pela Baixada ser mais longe de tudo e ter uma ausência de pessoas apoiando os projetos artísticos. Era aquela famosa frase: “quando eu sair daqui, eu vou dar certo”. Mas não deveria ser assim, porque tem muita arte por aqui, mas é difícil encontrar mesmo. Na época, havia uma falta da parte literária com a ausência de uma biblioteca boa, com autores mais clássicos, mas em contra partida estava sendo inaugurado a Vila Lobos, uma escola gratuita de música, que foi ótimo, pois Paracambi tem inúmeras bandas em potencial com todos os tipos de música que você pode imaginar. É um lugar com pessoas incríveis, com um potencial incrível. Acredita que a cidade já teve até grupo de swordplay? !Pois é, as pessoas só precisam ser lembradas de que há uma possibilidade, precisam da vara para pescar, entende? O poeta até confidenciou que quando ele era pequeno, ele queria fazer um show tocando violão com autorização da prefeitura e tudo mais! Fofo né? Foi um crescimento com vontade de fazer mais, vontade de ir atrás de mais.

    Ralph, o idealizador. Reprodução/Reprodução

    A Casa Uivo surgiu dessa ideia da falta, do ter e não ter. Desde cedo, ele nutria o sonho de ter um centro cultural em Paracambi para abrigar e reunir artistas locais. Mais cedo do que imaginou, seu sonho foi concretizado. O espaço já estava alugado por sua família quando Ralph quis fazer do espaço a sede do Uivo Coletivo, que é um coletivo de teatro formado em Porto Alegre com a proposta de um espaço para fala de pessoas trans, mulheres, pessoas lgbts em geral, pessoas negras… De troca de vivencias em si. Precisavam de um lugar para ensaio, pesquisa e com um potencial para um centro cultural. No início de 2019, em uma reunião da frente do teatro (formado por diversos coletivos de arte), surgiu a ideia de fazer uma amostra, e com o maior atrevimento que eles tiveram eles correram atrás de tudo para ser feito, nem nome tinha ainda, mas foi logo resolvido por uma das atrizes da frente. Nasceu, então, a Casa Uivo.

    O espaço é totalmente ecológico, porque, segundo a direção, isso é uma das coisas que se vê na cidade, não dá para negar que Paracambi tem uma conexão com a natureza, e a casa não foge dessa linha. Mas espera que não acaba por aqui, não! Em março deste ano, rola a inauguração de um estúdio de tatuagem e um ateliê de artes visuais no local. Ele também foi contemplado com um edital da Funarte se chamado “Alcateia: amostra de arte em Paracambi”, que vai ser em maio durante um fim de semana inteiro! Cheio de artistas locais, bandas, e apresentações, e vou deixar aqui um spoiler: uma das edições do slam da rampa desse ano serão nessa amostra! E, olha, vai ter uma premiação muito especial nesse circuito. Se eu fosse vocês, eu ficaria ligada! E em agosto tem uma oficina de teatro para todas as idades acontecendo na Casa Uivo. Você que é da região não deixe de ir! E, é claro, artistas da região, se manifestem e conversem com a galera da casa, a proposta de lá também é te deixar a vontade com seus trabalhos de dando um apoio em infraestrutura.

    Acompanhe a Cada Uivo nas redes social, no Facebook e no Instagram.

    Abraços.
    @poesiade1minuto

    Continua após a publicidade
    Publicidade