Aprenda oito rituais de limpeza energética para tirar a uruca de 2020

Não foi um ano fácil e a gente não sabe até que ponto 2021 será desafiador, mas quanto menos energias negativas e paradas levarmos, melhor, né?

Por Personare Atualizado em 31 dez 2020, 10h18 - Publicado em 21 dez 2020, 11h34

Vai chegando o fim do ano e tudo que a gente quer é renovar as energias para começar o próximo ciclo com todo o gás. Para isso, existem vários rituais de Ano Novo. Podemos usar óleos essenciais, cores, músicas, automassagem, banhos especiais, objetos e até rituais xamânicos para manifestar que 2021 será um ótimo ano.

A seguir, te daremos 8 sugestões de rituais para você fazer na noite da Virada ou assim que você sentir que vale à pena. Assim que escolher um ou mais, comece a organizar os itens necessários para o ritual escolhido. Neste finalzinho de ano, se prepare e desfrute das boas energias para começar 2021 com tudo!

Aprenda nove rituais de limpeza energética para tirar a uruca de 2020
Barbara Marcantonio/CAPRICHO

1. Aromaterapia para aumentar a autoestima

Este ritual com óleos essenciais para o último dia do ano ajuda a começar o novo ano em alto astral, melhora a autoestima e pode fazer você se sentir bela e amada.

Em um difusor, misture 6 gotas de essência de hortelã-pimenta, 6 gotas de Ylang Ylang e 4 gotas de gerânio. Essa mistura é afrodisíaca, antidepressiva, refrescante e alivia sinusite e dores de cabeça.

2. Banho com aromaterapia e cromoterapia

Misture 250ml de leite (que hidrata a pele), 2 colheres de sopa de óleo de abacate ou óleo de amêndoa doce, 4 gotas de óleo essencial de gerânio, 4 de patchuli e 4 de tangerina.

Para completar, use pétalas de rosas na cor correspondente ao que deseja para o próximo ano: rosa para amor, vermelho para paixão, amarelo para dinheiro, branco para paz, etc. Mentalize para que o seu objetivo se concretize no ano que chega.

3. Escalda pé para limpeza energética

Em uma bacia ou ofurô para pés, faça uma mistura com água quente, sais de banho, 1 colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas, 2 gotas de óleos essenciais de sálvia esclareia, 3 de lavanda e 2 de mirra e pétalas de rosa branca.

A combinação promove uma limpeza energética. Mentalize a cor violeta para afastar as energias negativas e atrair boas energias para o novo ano.

Outra opção é usar 7 gotas de óleo essencial de Eucalipto ou, se preferir, de essência de Eucalipto. Mergulhe seus pés na água e fique refletindo em silêncio por alguns minutos, dando adeus a tudo de ruim e agradecendo as lições que os obstáculos puderam te ensinar.

Procure libertar-se de mágoas, raiva e rancor. Quando sentir que já ficou tempo suficiente, seque os pés numa toalha e despeje a água no jardim ou em água corrente. Esse banho irá purificar as energias negativas, limpar sua aura e amenizar o cansaço.

4. Banho de amor

Esquente dois litros de água, e deixe a temperatura ficar ideal para utilizá-la no banho. Pingue 6 gotas de óleo de Ylang Ylang ou 3 gotas de essência de rosas e 3 de essência de jasmim. Agradeça por todo o amor que tem em sua vida.

Não só o amor de seu crush, mas também o amor de seus pais, irmãos, amigos, família e, principalmente, amor-próprio. Caso esteja só, mentalize o amor que você quer encontrar e peça que ele chegue em sua vida. Despeje esse banho mentalizando muito amor, paixão, união, harmonia e tudo o que você quiser para você no Ano Novo.

Continua após a publicidade

5. Velas para atrair prosperidade

Acenda velas na mesa da ceia, sempre se preocupando com a segurança das crianças ou animais de estimação, que podem querer mexer com o fogo. Se for passar as festas fora de casa, acenda velas enquanto se prepara para sair.

Velas de laranja, canela e/ou mel são as mais recomendadas. Acenda a(s) vela(s) e pense em toda a prosperidade que teve neste ano. Agradeça por tudo o que tem (mesmo que ainda esteja longe do ideal) e mentalize prosperidade, desenvolvimento e progresso para o próximo ano.

6. Ritual xamânico para limpeza individual

De acordo com o xamanismo, os elementos da natureza podem ser evocados por meio de simbolismos em rituais naturais. Neste ritual, use água energizada com cristal (turmalina negra, quartzo fume, olho de tigre ou ônix) para fazer a limpeza de mágoas passadas.

O sal grosso, simbolizando a Terra, ajuda a limpar o corpo físico. Já a vela (Fogo) representa a libertação de padrões que nos aprisionam. Por último, o sino e o incenso trazem a clareza na elaboração de objetivos, já que simbolizam o elemento Ar.

Como fazer: acenda o incenso e a vela, e mentalize seus objetivos para o próximo ano, espalhando o sal ao seu redor pelo chão. Dentro do círculo formado pelo sal, coloque as pedras ao seu redor, da forma como achar melhor, e toque o sino no sentido anti-horário, em círculo, também ao seu redor. Termine borrifando a água no sentido horário, também em círculo, em volta de você.

  • 7. Ritual xamânico para proteger sua casa

    O ritual desbloqueia essas energias e transforma o lar em um local leve e saudável energeticamente, no qual as pessoas sentem-se confortáveis e com sensação de aconchego.

    Como fazer: acenda quatro velas brancas em casa, mova a pena no sentido anti-horário no ar, como se tivesse limpando o espaço, e escolha quatro cômodos da casa para colocar quatro cristais brancos.

    Depois, borrife todos os cômodos com a água lunarizada da lua cheia (deixe a água em um recipiente aberto, durante toda uma noite de lua cheia), mentalizando uma luz violeta que limpa e transmuta todas as energias negativas que podem estar nestes locais.

    8. Ritual para resgatar as forças do Sagrado Feminino

    É indicado fazer em um momento em que você estiver sozinha e que possa focar em si e sintonizar-se com o poder do feminino. Você vai precisar para esse ritual de quatro velas, representando as diferentes energias com as quais desejamos nos conectar, fortalecer e trazer para este novo ano.

    Uma vela para a donzela, que simboliza nossa primavera, a lua crescente e o impulso para o novo, força de ação e capacidade intelectual.
    Uma vela para a mãe, que simboliza nosso verão, a lua cheia e a capacidade de gestar e parir tudo aquilo que desejarmos.
    Uma vela para a feiticeira, que simboliza nosso outono, a lua minguante e a capacidade de deixar para trás as velhas crenças e os paradigmas limitadores.
    Uma vela para a bruxa-anciã, que simboliza nosso inverno, a lua nova e a capacidade de manifestar em realidade sonhos, visões e capacidades.
    Em algum momento do último dia do ano, coloque as quatro velas, desenhando um quadrado. Sente-se à frente deste quadrado, aquiete-se, conecte-se, respire profundamente. Quando estiver pronta você irá repetir, primeiro em voz alta e depois, mentalmente, pelo tempo que desejar as afirmações abaixo:

    Que a Donzela me traga a força, disposição e coragem necessárias para ir atrás do que eu verdadeiramente desejo. Que a Mãe me traga a conexão necessária com meu coração e o mundo para saber exatamente como e quando eu preciso agir em direção aos meus desejos.
    Que a Feiticeira me traga o discernimento, a ferocidade e as ferramentas necessárias para manifestar meus desejos e sonhos em minha vida neste ano.
    Que a Bruxa-Anciã me traga a serenidade, paciência e confiança para acreditar que tudo irá se resolver e acontecer no tempo perfeito e benéfico para mim e para todos os envolvidos.
    E que assim seja e assim o é!

    Quando terminar, se for possível e seguro, deixe as velas queimarem até o final. Senão, você pode acendê-las no dia seguinte e repetir o ritual para reafirmar suas intenções. Agradeça e que sua entrada de ano seja muito poderosa, alinhada e em parceria com seu feminino e suas diferentes manifestações. Depois, conte-me como foi e as reverberações desse singelo mais forte ritual!

    Continua após a publicidade
    Publicidade