Aos 14 anos, garotas descobrem asteroide que deve cruzar a órbita da Terra

Estudantes indianas fizeram descoberta após participarem de um treinamento dado pelo SPACE India

Por Isabella Otto - Atualizado em 30 jul 2020, 19h25 - Publicado em 30 jul 2020, 10h37

As amigas Vaidehi Vekariya e Radhika Lakhani, de 14 anos, moradoras de Surat, cidade ao oeste da Índia, mal sabiam que, ao participarem de um workshop dado SPACE India em parceria com um grupo de cientistas afiliado à NASA, fariam uma descoberta tão importante!

Analisando imagens do telescópio Pan-STARRS, da Universidade do Havaí, nos EUA, e usando um software especializado, as estudantes perceberam um asteroide se movimentando em direção à Terra, que deve cruzar a órbita do planeta daqui aproximadamente um milhão de anos.

 

A descoberta foi confirmada por J. Patrick Miller, diretor do Iasc (em português, “Colaboração Internacional de Busca Astronômica”). O próximo passo é que o asteroide, até então chamado HLV2514, seja oficializado pela NASA, podendo ser então nomeado por Vaidehi e Radhika.

Continua após a publicidade
As estudantes Vaidehi Vekariya e Radhika Lakhani, durante treinamento @spacein/Twitter

“Estou ansiosa para quando tivermos a chance de batizar o asteroide”, disse Vaidehi Vekariya à agência de notícias Reuters. A adolescente indiana tem o sonho de se tornar astronauta!

Apesar do tempo bastante longínquo da possível colisão, a descoberta é um marco para a história espacial, já que foi feita por meninas tão jovens. Além disso, pode ajudar os cientistas a identificarem outros asteroides e corpos celestes.

Já segue a CH nas redes sociais?
INSTAGRAM | TIKTOK | TWITTER | FACEBOOK | YOUTUBE

Publicidade