8 especialistas em ginecologia natural para acompanhar nas redes sociais

A ginecologia natural está atraindo a atenção de cada vez mais mulheres!

Por Isabella Otto - Atualizado em 6 mar 2020, 19h37 - Publicado em 6 mar 2020, 11h00

O avanço da medicina trouxe muitos benefícios para a vida das mulheres, assim como uma maior independência. Contudo, ele também fez com que a maioria se afastasse do seu “eu ancestral” e perdesse percepções corporais que antes eram latentes. Esse distanciamento é justamente o que está fazendo muitas mulheres terem vontade de se reconectar com sua ancestralidade, entendendo questões simples e importantíssimas como o ciclo menstrual e a percepção da fertilidade, por exemplo, que podem ser afetadas pelo uso de sintéticos como pílulas anticoncepcionais.

@julika.illustration/Reprodução

Nessa busca pelo entendimento do corpo feminino, encontramos cada vez mais especialistas em ginecologia natural, uma terapia holística que complementa a ginecologia médica e analisa o todo: elementos físico, emocional, mental e espiritual que formam um sistema único, que afeta desde questões naturais do corpo até distúrbios, como o do ovário policístico.

Separamos 8 especialistas que seguem a linha da ginecologia natural para você acompanhar nas redes sociais e ter mais autonomia sobre o próprio corpo:

1. Babi Ribeiro (@fiqueamiga)
A Babi é dona do Instagram @fiqueamiga, em que compartilha publicações sobre feminismo, sexualidade e ginecologia natural. A principal característica dos conteúdos por ela postados é a simplicidade: a maioria das artes é feita à mão, bem vibe papel e caneta mesmo. Assuntos relacionados a sexo são os mais abordados, como orgasmo e masturbação feminina.

View this post on Instagram

Poisé meu xoxotone de amor, é super importante fazer xixi depois do sexo pra prevenir infecção urinária. . A uretra feminina, que é o canal por onde sai nosso pipis, tem em média 4 cm e a masculina tem em média 16 cm, por isso é bem mais fácil das mulheres terem infecção urinária. Com um canal tão curtinho, durante a relação sexual e a fricção na uretra, as bactérias malvadas sobem pra nossa bexiga e fazem a festa por lá. Então se você fizer xixi depois da relação sexual você lava o seu canal da uretra e manda as bactérias pra casa da mãe Joana, evitando a infecção uhuuuul. . Se hidratem e façam xixi pós sexo, beijo no popoti.

A post shared by Babi Ribeiro (@fiqueamiga) on

2. Bel Saide (@ginecologianatural)
Uma das pioneiras do assunto no Brasil, Bel é médica e segue a linha da ginecologia natural. Além de compartilhar dicas rápidas no Instagram, ela aborda temas com maior profundidade no YouTube e lançou neste ano o podcast Ginecologia Natural, disponível no Deezer e no Spotify. Ela é basicamente uma lenda viva! Vale muito a pena acompanhar. 

View this post on Instagram

Vaporização do útero⠀ Cada vez mais difundida essa pratica deliciosa da Ginecologia Natural vem conquistando xoxotas apaixonadas provando na prática seus benefícios para a saúde feminina. ⠀ São muitas as mulheres que relatam melhora de cólicas, TPM, irregularidades, escapes. ⠀ A vaporização tem efeito físico através do vapor “medicado” com as ervas utilizadas, mas seu maior efeito é sutil e energético, através do calor e da medicina vibracional presente nas plantas e no gesto ritualístico da mulher se colocar em contato meditativo com seu útero e seus mistérios profundos femininos. ⠀ Recebo muitos pedidos de dicas de como fazer e quais ervas usar. A resposta correta é e sempre será a mesma: depende de cada caso, de cada mulher, do que se deseja com o tratamento. ⠀ Mas tá bom, bateu a bruxa loka e vou fingir q sou fofinha e ensinar uma que pode ser feita de forma geral sem contraindicações só pra dar uma trabalhada na mulher fêmea q somos. ⠀ Primeira coisa desliga essa desgraça dessa praga desse celular. Esteja em PRESENÇA. Pode botar, um mantra, uma musica q você sinta pro momento, ou ficar em profundo silencio que também faz um bem danado. Desde a preparação a conexão com suas “estranhas” e seu lado avesso são bem vindas. ⠀ Ferve a panelinha de agua e joga no caldeirão:⠀ Camomila⠀ Sálvia⠀ Calêndula ⠀ Rosas⠀ Podem ser frescas ou secas. Um tantin de cada uma basta. ⠀ Deixa a bruxaria toda no esquema já antes: se for das velinhas, se for das pedrinhas, se for dos incensos, se for dos guias, dos orixás, se não for de coisa nenhuma também não precisa. Um lugar sossegado, sem calcinha, de saião ou peladona com uma manta. Fica de cócoras ou de joelhos ou improvisa as formas possíveis pra que você abra a pelve de forma q o vapor ascenda pela sua vagina e atinja seu útero. Por quanto tempo? Ate o vapor acabar. Aproveita!!⠀ Pra quem quer mais conforto e saber mais indico @vapordamana⠀ Ilustração maravilhosa da @lalunailustra⠀ #ginecologianatural #vaporizacaoutero

A post shared by Ginecologia Natural (@ginecologianatural) on

3. Andrea Rebello (@andrea.obstetrasp)
Andrea é médica ginecologista praticante da ginecologia natural e obstetra entusiasta do parto humanizado. No Instagram, ela compartilha um pouco de tudo, desde postagens pessoais até conteúdos reflexivos sobre ser mulher e dicas para entender melhor o próprio corpo. “Vejo o autoconhecimento e a difusão de informações como o caminho para o empoderamento do feminino”, diz em seu site pessoal.

View this post on Instagram

A post shared by Andrea Rebello (@andrea.obstetrasp) on

 

4. Carol Lana (@curandeirasdesi)
A terapeuta natural Carol Lana é a cabeça por trás do projeto Curandeiras de Si, cujo objetivo é fazer a mulher descobrir em sete dias como se reencontrar com seu íntimo usando a ginecologia natural. No Instagram, ela posta muitas dicas rápidas e vídeos no IGTV sobre curiosidades, como a importância de tomar sol na vulva. A Carol também está no YouTube falando sobre ciclo menstrual e as fases da Lua, vaporização do útero e endometriose.

View this post on Instagram

As cólicas não fazem parte do nosso ciclo, mas a maioria das mulheres se acostumaram com a dor mês a mês e acreditam que menstruar é dolorido. Só que não é! A cólica é um sinal do corpo para que você faça mudanças. Desacelere, delicie-se com um chá quentinho. Tire um momento longe do celular e desfrute apenas da sua companhia e do seu silêncio. Esquentar o corpo é fundamental para que amenizar as cólicas principalmente as extremidades do corpo, então use meias e proteja o seu ventre com um lenço. Tente tirar pelo menos alguns minutos por dia para silenciar e desacelerar, a cólica é um pedido do corpo por sossego e calmaria. As ervas indicadas no post podem influenciar o fluxo do sangue, por isso não faça uso por mais de 7 dias. Compartilhe com as amigas e deixe a dica salva para que no próximo ciclo você possa se deliciar com um ato de amor próprio 😘

Continua após a publicidade

A post shared by Carol Lana|Medicina Ancestral (@curandeirasdesi) on

5. Debora Rosa (@ginecologistanatural)
A Dra. Debora também é uma das referências quando o assunto é a ginecologia natural! Mestra pela UFRJ, ela faz consultas e usa as redes sociais para dar conselhos mais gerais envolvendo temas como ISTs, machismo e inclusive como se livrar da pílula anticoncepcional. Na conta @ginecologistanatural, ela posta muitos vídeos curtinhos sobre temas interessantes, como a importância do clitóris e as mulheres cíclicas. 

View this post on Instagram

Mulher cíclica Bordado @linhagemancestral

A post shared by Dra Debora Rosa (@ginecologistanatural) on

6. Cris Roseno (@ginecologianaturalholistica)
A terapeuta Cris Roseno é uma das mais naturalistas da lista. No Instagram, ela posta desde conteúdos como as substâncias nocivas contidas nos absorventes descartáveis e os danos que elas podem causar à saúde da mulher até a agenda contando quando acontecerão seus próximos workshops. A Cris também tem um podcast, o Ginecologia Natural Holística, disponível no Spotify.

View this post on Instagram

Você sabia que a as doenças começam no campo emocional e supramental? Quer saber mais como o autoconhecimento te ajuda a se curar dos sintomas ginecológicos? Venha em nossa roda de conversa em nosso espaço e saiba mais. Atividade gratuita!! #ginecologianatural #sagradofeminino #círculos INSCRIÇÕES: https://www.aondenatural.com/events/roda-de-conversa-sobre-as-causas-emocionais-das-doencas-ginecologicas

A post shared by Cris Roseno (@ginecologianaturalholistica) on

7. Jamille Berbare (@jamilleberbare)
No Instagram, Jamille já deixa claro: “Eu ajudo mulheres que buscam autonomia e maior autoconhecimento de corpo e mente a viverem mais conectadas à sua Potência Criadora”. Além de realizar vários workshops, principalmente no interior de São Paulo, ela usa as redes sociais para dividir seus conhecimentos sobre a ginecologia natural, o Sagrado Feminino e a Dança Tribal.

View this post on Instagram

A Mãe gera, a Mãe nutre, a Mãe acolhe os filhos no ventre e os alimenta com seus seios , com seu leite. A Mãe acolhe as dores de todos em seu colo generoso. Mesmo as mulheres que nunca passaram pela experiência da maternidade ou da gravidez conhecem esse poder. Toda mulher é uma nutriz; de seus filhos, sua família, de seus projetos,e principalmente de si mesma. Nesse mês que temos o Dia das Mães iremos abordar sobre esse arquétipo existente em todas as mulheres em nosso círculo! Seja bem vinda pra compartilhar conosco! Pra participar link na bio #diadasmaes #sagradofeminino #circulodemulheres #ribeiraopreto #sororidade

A post shared by Ginecologia Natural 🌙 (@jamilleberbare) on

8. Marcela Mc Gowan (@marcelamcgowan)
A participante do BBB20 é médica especializada em sexualidade feminina e saúde LGBTTQIA+. Ela segue a linha da ginecologia natural e da obstetrícia humanizada. Marcela também tem um canal no Youtube, o O Prazer é Todo Meu, e nós esperamos que a Dra. Unicórnio continue alimentando ele com conteúdos relacionados à saúde feminina após o reality show e a fama.

View this post on Instagram

Libido foi a palavra mais procurada no Google em 2019. Combinada com uma das perguntas mais frequentes das pacientes, que é sobre o uso de hormônios/anticoncepcional.🔥⁣ ⁣ Vamos de AULÃO da Marcela sobre o tema. ⁣ 📝⁣ ⁣ E já sabendo que vcs querem mais, o vídeo completo está no canal de YouTube da Dra., que se chama O PRAZER É TODO MEU, procura lá e se inscreve pra ver todos os conteúdos. 🦄⁣ ⁣ #bbb #redebbb #BigBrotherBrasil #bbb20 #MarcelaMcgowan #DraUnicornio #teammarcela #OPrazeréTodoMeu

A post shared by Marcela Mc Gowan (@marcelamcgowan) on

Continua após a publicidade
Publicidade