6 perguntas que vão te fazer pensar sobre a polêmica Justin Bieber X Demi Lovato

A Demi 'está mudando', mas o Justin é apenas 'gostoso'. Opa! Tem algo errado aí, não?

Por Isabella Otto Atualizado em 17 ago 2016, 16h40 - Publicado em 11 jul 2015, 11h00

No dia 2 de julho, Demi Lovato postou nas redes sociais uma selfie mostrando um dos figurinos escolhido para divulgar seu novo hit, Cool For The Summer . A cantora recebeu muitos comentários sobre o modelito. Alguns elogiaram o visual, mas muitos a criticaram pelo look. No dia 7, foi a vez de Justin Bieber derrubar a internet. O cantor postou uma foto pelado, de costas, com a seguinte legenda: “olhe”, apontando para frente. Mas, como ele bem sabia, ninguém ia focar no horizonte.

A questão é que apesar de ambos terem recebidos comentários positivos e negativos nas publicações, Demi sofreu mais com a exposição que Justin, da mesma forma como, no dia a dia, meninas sofrem mais com a exposição que meninos . Isso nos faz pensar em seis perguntas simples, mas que podem te ajudar a chegar a uma conclusão sobre o assunto. Afinal, com a atual discussão sobre feminismo e luta pela igualdade entre gêneros, podemos aprender muito com a polêmica Justin X Demi.

1. Será que meninas devem julgar meninas?

“Como você pode odiar a Demi por ela mostrar uma parte de sua pele, mas elogiar o Bieber por postar uma foto pelado?”, questionou uma garota no Twitter. Não faz todo sentido? Se juntas somos mais fortes, deveríamos parar de nos diminuir e evitar competições desnecessárias.

2. Por que a Demi é “promíscua” e o Justin é “gostoso”?

“Você literalmente mostrou os seus seios” e “wow, que roupa de p#t@” foram alguns comentários que Demi recebeu em sua foto, enquanto Justin leu comentários do tipo: “omg! Você é tão sexy” e “eu nunca mais vou parar de olhar (para a sua bunda)”.

3. Qual é o sentido de pedir para o Bieber “mostrar a parte da frente” e para a Demi “botar mais roupa”?

“Demi, por favor, não mude”, “se cubra com alguma coisa” ou “não se vista como algo que você não é, docinho” foram alguns “conselhos” dados para a cantora, enquanto o músico recebeu pedidos do tipo: “vire de frente, por favor” ou “poste mais fotos assim”.

Continua após a publicidade

4. Por que ainda julgamos uma pessoa pela casca?

A gente não usa uma roupa só para nos aquecer ou para seguir uma convenção sociocultural. Ela diz muito sobre a gente, sobre a nossa personalidade e nosso estilo. Mas isso não quer dizer que possamos rotular uma garota e chamá-la de promíscua só porque ela usa saia curta, blusa decotada, bota de cano alto, transparência. Isso é cultura de estupro. A roupa é mais como uma casca, que podemos trocar quando bem quisermos.

5. Se uma menina usa roupa curta ou decotada, significa que ela não se dá o respeito?

A resosta é não. Não significa nadinha! Quantas vezes você já escutou seu pai, namorado ou amigo dizer que a sua roupa não era adequada para, por exemplo, andar de metrô ou ir a uma festa? Não é bizarro pensar que uma peça de roupa dita todo um comportamento? Não é louco pensar que nós, meninas, tenhamos que nos preocupar e pensar nos outros na hora de nos vestir, para não sentir tanto medo nas ruas? Isso não é chato? Então, por que reproduzir esse comportamento? Por que é bonito ver um garoto postar foto do tanquinho e é feio ver uma menina postar foto de biquíni na praia?

6. Por que um homem mandar nudes parece tão mais natural que uma mulher?

Já reparou como em um caso de foto vazada na web, a culpa sempre cai sobre a menina? “Ah, mas também ela foi burra. Ela procurou!”. Quantas vezes você já não escutou ou leu um comentário como esse? E o cara? Por que ele também não é culpado? Apenas pelo fato de ele ser do sexo masculino? Isso é machismo, como bem pontuou uma fã da cantora Demi Lovato no Twitter: “como o Justin é menino, pode mostrar o corpo. Contudo, a Demi é menina e não pode. Ah, tá”, escreveu. Uma smiler também tomou as dores das lovatics e questinou o comportamento, postando o seguinte tweet: ” Justin Bieber posta foto de sua bunda e todo mundo comenta ‘que sexy’, agora a Miley posta fotos de seus seios e ela é chamada de p#t@. A sociedade é repugnante”.

Agora é a sua vez! Queremos saber a sua opinião sobre a polêmica. A qual conclusão, ou a quais conclusões, você chegou?

Continua após a publicidade
Publicidade