Continua após publicidade

5 dicas que vão dar um up na sua rotina na escola

Quer deixar a rotina de estudos mais otimizada e leve? Então, vem cá

Por Da Redação Atualizado em 22 mar 2023, 18h37 - Publicado em 17 mar 2023, 14h32

A gente sabe que manter a rotina de estudos em dia não é simples – pelo contrário, pode ser bem desgastante e complexo. Ao mesmo tempo, a gente entende também que tem como deixar isso tudo mais leve

Se você está tentando montar uma rotina de estudos boa para o vestibular ou só para lidar com as provas do meio do ano, calma! Vai dar tudo certo. Agora, fora isso, tem algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Olha só: 

1. Defina um objetivo e organize o seu ambiente

Vamos supor que você está estudando para o vestibular. É muita coisa para estudar, certo? Por isso, vale a pena definir um objetivo específico para o seu momento de estudos (por exemplo: revisar dois capítulos de biologia) e organizar o seu ambiente antes de começar para evitar distrações e estresse a mais – sim, um ambiente desorganizado estressa muito! 

2. Defina horários regulares de estudo e faça um plano

Ok, você tem um objetivo, o seu espaço está organizado… o segundo ponto é ter horários certos. Nada de pegar no livro num horário aleatório e parar só no dia seguinte. Bora criar uma rotina consistente? Estabeleça uma meta de tempo (por exemplo, quatro horas) e lembre-se de fazer intervalo regulares para ir ao banheiro, respirar, levantar da cadeira… Se você for do time das organizadas, pode pegar essa onda e já organizar a sua rotina para os próximos dias, escolhendo os horários e as matérias que vai estudar em cada momento. 

Continua após a publicidade

3. Crie um ambiente favorável ao estudo 

Ok, não vai dar certo você tentar estudar ouvindo as suas músicas favoritas do BTS, porém, uma trilha sonora mais tranquila, como um lo-fi, pode ajudar você a se concentrar. Se você estiver com fones de ouvido com cancelamento de ruído, melhor ainda! Ter uma boa iluminação de mesa, uma cadeira confortável e uma garrafa de água por perto também é importante para garantir uma sessão de estudos produtiva. 

4. Use técnicas de produtividade

Por exemplo, você pode estudar com o método Pomodoro, que separa o tempo em blocos de 25 minutos, ou ainda usar um código de cores ao fazer os seus resumos para saber quais são as informações essenciais de cada matéria. Existem muitas maneiras de tornar a forma como você estuda mais efetiva e menos cansativa, mas o que não muda é a necessidade de fazer pausas, para arejar a cabeça, e fazer resumos à mão. 

Continua após a publicidade

5. Avalie o seu progresso e faça ajustes

Aqui, vale a pena você mesma definir quando essa avaliação tem que acontecer, se é a cada semana ou mês. Mas é importante reservar um momento para rever (e celebrar!) a sua evolução e fazer ajustes para o próximo planejamento de estudos. 

*Preços consultados em 17 de março de 2023. Sujeitos a alterações. As compras feitas através dos links desta matéria podem render algum tipo de remuneração para a Editora Abril.

Publicidade