5 curiosidades interessantes sobre seu corpo na adolescência

Essas informações científicas vão te ajudar a entender muita coisa que acontece com você

Por Juliana Morales 13 set 2025, 20h00
A

adolescência é uma fase de transformações físicas muito intensas e visíveis no corpo humano, impulsionadas por alterações hormonais e pela puberdade. Você, jovem leitor da CAPRICHO, deve sentir isso na pele. Por isso, conhecer melhor o seu corpo pode te ajudar a passar de forma mais tranquila por todas essas mudanças. 

A seguir, te contamos cinco curiosidades interessantes sobre seu corpo nessa fase.

O odor do jovem muda na passagem da infância para a adolescência

Como explica reportagem da Pesquisa FAPESP, um grupo de pesquisadores da Universidade Friedrich-Alexander, na Alemanha, coordenados pela química Helene Loos, constatou que há uma mudança no odor na passagem da infância para a adolescência. Eles detectaram semelhanças e diferenças ao comparar adolescentes (14-18 anos) e crianças pequenas (0-3 anos).

“Depois da puberdade, surgem dois hormônios – androstenona e androstenol – ligados ao vulgo cc ou cheiro de corpo, expressão que denota um odor forte e desagradável. Adolescentes também se distinguem por ter mais ácido dodecanoico, cujo odor é descrito como de cera ou sabão; alfa-isometilionona, com aroma de violeta; ácido 4-etiloctanoico, um aroma nauseante, associado a bodes; e álcool de patchuli, que há algumas décadas fazia sucesso como perfume”, explica a publicação.

Adolescentes tendem a ser mais impulsivos e tem um explicação científica para isso

Continua após a publicidade

Leonardo Valente de Camargo, doutor em Neurologia e professor do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que o desenvolvimento cerebral associado aos fatores biológicos e às influências ambientais levam à transição para a idade adulta. “Entre os principais fatores, é importante citar a maturação do córtex-pré-frontal, uma área do cérebro responsável pelo que chamamos de funções executivas cruciais, como por exemplo: o planejamento, o controle de impulsos, as tomadas de decisão e a regulação emocional”, diz.

Um estudo realizado pelo pediatra americano Jay Giedd e seus colaboradores, usando ressonância magnética, mostrou que essa região cerebral continua a amadurecer até cerca de 25 anos de idade. “Não menos importante, o desenvolvimento do sistema límbico, responsável pelas respostas emocionais, inclusive relacionadas à recompensa, amadurece mais precocemente do que o córtex pré-frontal”, acrescenta o neurologista.

O médico explica que, esse processo de desenvolvimento entre o sistema límbico e córtex pré-frontal, gera um período em que os estímulos emocionais são sobrepostos ao controle racional, especialmente na adolescência. “Durante a puberdade e a adolescência, os hormônios sexuais (testosterona e estrogênio) impactam de maneira significativa as áreas límbicas, e quando equilibrados, contribuem para a estabilização emocional e comportamental”, afirma.

Adolescentes sentem mais sono mesmo

A otorrinolaringologista e especialista em Medicina do Sono, Sandra Doria Xavier, explicou ao Guia do Estudante, parceiro da CAPRICHO, que, na adolescência e no início da idade adulta, ocorre uma mudança na necessidade de sono. Nessa etapa, as pessoas acabam precisando de mais tempo dormindo e também acabam tendo mais vespertinidade – ou seja, existe uma tendência de dormir um pouco mais tarde e acordar também um pouco mais tarde.

Continua após a publicidade

Sandra explica que, em cada época de vida, existe uma média de tempo de sono que a maioria das pessoas de determinada faixa etária precisam. No caso de adultos, por exemplo, essa média é de 7 a 9 horas por noite. Além da influência da idade, esse tempo necessário também varia de acordo com características e necessidades individuais de cada pessoa.

A menstruação pode demorar até 4 anos para ficar regular na adolescência

A primeira menstruação, conhecida como menarca, ocorre quando a menina chega ao período fértil, que alcança seu ápice por volta dos 20 anos e entra em declínio a partir dos 30. É como se o corpo estivesse dizendo: “Epa! Já estou pronto para engravidar” – mesmo que psicologicamente a garota não esteja.

Normalmente, a menarca ocorre entre os 10 e os 14 anos, e o corpo começa a dar alguns sinais que ficam mais intensos com a proximidade dela, como o aumento das mamas e dos pelos pubianos e nas axilas.

Como explica a Sociedade Brasileira de Pediatria, em geral, dois anos após a menarca o ciclo ainda pode ser irregular, devido imaturidade orgânica. Algumas adolescentes demoram até 4 anos para que o ciclo se regularize.

Continua após a publicidade

Um dos primeiros sinais da puberdade nos meninos é o aumento do volume testicular

Já nos garotos, o primeiro sinal de puberdade masculina é o aumento do volume testicular, seguido do aparecimento de pelos pubianos e aumento de pênis. Segundo artigo sobre o tema publicado na Revista da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, a semenarca (primeira ejaculação) ocorre com volume testicular em torno de 10 a 12ml, e o sêmen dos dois primeiros anos costuma ter baixa concentração de espermatozoides.

Você sabia de algumas dessas curiosidades já?

+ Quer receber as principais notícias da CAPRICHO direto no celular? Faça parte do nosso canal no Whatsapp, clique aqui.

Publicidade