15 atitudes que vão te ajudar a se valorizar mais no dia a dia

Se valorizar é sobre saber aproveitar a sua companhia, reconhecer suas qualidades e não se diminuir para caber em lugares que não lhe pertencem

Por Gabriela Junqueira Atualizado em 13 abr 2021, 17h02 - Publicado em 22 mar 2021, 14h41

A forma como você enxerga o mundo (e se vê) também está conectada com a sua autoestima, por esse e outros motivos, cuidar dela é tão importante. Se valorizar é reconhecer as suas qualidades, suas características e aprender a não aceitar situações que te machucam ou desgastam. Neste processo, é preciso se autoconhecer, deixar de lado o perfeccionismo e aprender, aos poucos, se amar. Mas, como colocar isso tudo em prática na rotina? Separamos algumas atitudes que podem te ajudar:

15 atitudes que vão te ajudar a se valorizar mais no dia a dia
cosmaa/Getty Images

1. Comemore suas conquistas, independente do tamanho delas. Por exemplo, sabe aquela nota boa que você tirou naquele trabalho de física que você se esforçou? Reconheça a sua dedicação e aproveite para celebrar.

2. Pare de se julgar pelo seu passado. Se culpar por como a sua versão de cinco anos atrás era ou o que deveria ter feito não vai te levar a lugar nenhum. Entenda que naquele momento você agiu como poderia, se perdoe e siga em frente.

3. Reconheça as suas qualidades e não se diminua quando receber algum elogio. Aprecie cada característica sua que você gosta, como a sua facilidade para fazer amigos ou seu bom humor, e não tenha vergonha disso.

4. Aprenda a dizer mais “não”, por mais difícil que pareça. Estabelecer limites é essencial para que não nos desgastemos, percamos tempo ou nos coloquemos em situações que nos fazem mal.

5. Dance mesmo sem saber dançar, se arrisque praticando esportes que sempre quis tentar ou experimente aquele hobby que você deixou para depois por ter medo de não ir bem. Começar novas coisas pode parecer assustador mas faz muito bem e nos prova o quanto somos capazes de superar desafios.

6. Analise seus relacionamentos e reavalie amizades que não estão lhe fazendo bem. As nossas relações afetam muito na forma como nos enxergamos e agimos.

15 atitudes que vão te ajudar a se valorizar mais no dia a dia
stellalevi/Getty Images

7. Tente pensar e escrever toda manhã ou noite três coisas pelas quais você é grata e lhe fazem feliz. Esse exercício, apesar de ser simples, vai te ajudar a se lembrar das pequenas coisas boas que existem no dia a dia.

Continua após a publicidade

8. Ao se olhar no espelho, dê amor para cada parte do seu corpo e lembre o quanto ele lhe permite viver coisas incríveis. Estamos vivendo um momento difícil e seu corpo está fazendo o melhor para lhe manter bem e saudável. Tente pensar menos no que você gostaria de mudar, e focar mais naquilo que você gosta.

9. Separe um tempo para conversar com as pessoas que você ama, como seus amigos e familiares, e aproveite a energia de estar ao lado de quem te quer bem.

10. Não se cobre tanto por errar, lembre-se que faz parte e até os erros trazem aprendizados. Tente não ser autocrítica a ponto de não reconhecer suas conquistas.

11. Se as redes sociais estiverem te fazendo mal, faça uma limpa nas contas que segue e dê unfollow naquelas que postem qualquer conteúdo que te deixe para baixo ou insegura.

  • 12. Tente ser mais positiva em relação a como seu dia vai ser. Às vezes já levantamos da cama de mau humor, achando que nada vai certo, e isso só traz desânimo. Se não sabemos como as coisas vão ser, porque não tentar esperar pelo melhor e fazer o que você pode para que isto aconteça?

    13. Lembre-se das suas conquistas. Escreva tudo aquilo que você já realizou e se orgulha e releia esta lista quando estiver insegura em relação ao futuro. Confie em você.

    14. Não procure nos outros aprovação para que você possa ser feliz. É normal ficarmos felizes com elogios e comentários positivos mas não podemos colocar nas mãos dos outros a nossa autoconfiança. Se você não está dentro das expectativas que as pessoas ao seu redor criaram, elas que precisam lidar com isso.

    15. Pratique o autocuidado. Aqui não estamos falando necessariamente de skincare, viu? Se cuidar também é sobre resolver aquelas pendências que estão te deixando ansiosa, marcar uma consulta no médico e se desconectar das redes sociais quando sentir que é necessário.

    Continua após a publicidade
    Publicidade