15 anos: Como montar o roteiro da sua festa do início ao fim

Dicas para organizar o cronograma do seu evento dos sonhos

Por Ana Carolina Castro Atualizado em 12 jan 2018, 15h56 - Publicado em 12 jan 2018, 15h55

O planejamento da festa não envolve apenas detalhes de decoração e cardápio. É preciso que cada momento seja pensado para torná-la um evento dinâmico e divertido. Um cerimonial longo demais ou uma recepção muito rápida, por exemplo, podem fazer com que o aniversário não saia como você sonhou.

Montamos um roteiro bem legal pra você. Embora não exista certo ou errado, ele pode te ajudar bastante! 

1. Recepção 

O formato tradicional de cerimonial prevê que a debutante receba os convidados acompanhada de seus pais. Este momento normalmente dura cerca de uma hora e meia e marca o início oficial da festa. Este período da noite é essencial para que todos os convidados cheguem e se acomodem. Quando a recepção é rápida demais, você corre o risco de ter gente chegando à festa durante o cerimonial.

A recepção é também um momento bom para tirar fotos com os amigos e posar na decoração do salão.

2. Cerimonial

Pinterest/Reprodução

Após a recepção, a debutante em geral deixa o salão e segue para o camarim para trocar de roupa. O grande ápice da noite é a valsa da menina com seu pai e, em alguns casos, com seu príncipe.

O estilo depende da personalidade de cada uma. Algumas aniversariantes preferem cerimoniais longos, com retrospectivas, homenagens, valsa com muitos familiares, troca de sapato… Discuta com sua família o que deseja incluir, colocando no papel o tempo máximo reservado para cada momento.

Continua após a publicidade

O melhor é que todo o cerimonial não ultrapasse 45 minutos, para evitar que a festa fique parada demais e cansativa para os convidados.

  • 3. Parabéns

    Pinterest/Reprodução

    A maioria das debutantes opta por cantar parabéns logo após as homenagens do cerimonial. Assim, o bolo é servido enquanto a pista está sendo aberta para os convidados.

    4. Abertura da pista

    Pinterest/Reprodução

    Enquanto os convidados começam a tomar espaço na pista de dança, a debutante segue novamente para o camarim para colocar seu traje de balada. Pode ser uma versão curtinha do vestido de baile ou um look diferente. O importante é que seja confortável! Vale também trocar o saltão por sapatilhas ou tênis.

    A chegada da debutante na pista marca o ápice da balada e pode ser feita com a companhia de animadores, robôs de LED, dançarinos, bateria de escola de samba… O que você puder imaginar!

    5. Finalização e lembrancinhas

    Pinterest/Reprodução

    Enquanto a balada está acontecendo, os buffets normalmente montam uma mesa de encerramento na saída do salão. É interessante deixar as lembrancinhas próximas à mesa de café, para garantir que nenhum convidado saia sem pegar o mimo que você preparou.

    Anotou as dicas?

    Promoção CAPRICHO Volta às Aulas 2018
    Divulgação/CAPRICHO
    Continua após a publicidade
    Publicidade