13 coisas pelas quais você não deveria ficar se desculpando

Desculpar-se menos por coisas que você não tem culpa é uma das principais receitas para a felicidade e o autocuidado!

Por Da Redação Atualizado em 2 jun 2021, 15h09 - Publicado em 2 jun 2021, 15h10

As pessoas estão muito acostumadas a usar a palavra “desculpa” indiscriminadamente, sem pensar no que de fato ela significa. Se você parar para analisá-la, é fácil perceber que ela serve para alguém se eximir da culpa, como uma forma de justificar alguma ação. Mas vem cá: não é legal ficar se (des)culpando por tudo, afinal, pelos menos nos casos abaixo, a culpa nem é sua!

Colagem com as fotos de Justin Bieber, Demi Lovato e Debby Ryan dizendo Not Sorry
Sorry, NOT sorry Reprodução/CAPRICHO

1. Por dizer não

Na vida, as decisões que você vai tomar só podem ser definidas por uma pessoa: você mesma. Não adianta fazer as coisas pelos outros se isso for te deixar triste, irritada ou simplesmente se você não tiver vontade. Não tem nadinha de errado em dizer “não” e a outra pessoa precisa entender que isso não faz de você chata, mal educada e também nem quer dizer que você não liga para a situação.

2. Por amar alguém

Ninguém escolhe por quem vai se apaixonar, então se desculpar por isso seria injusto com você mesma. Às vezes a gente acaba gostando de alguém que não devia, seja porque a pessoa não corresponde, porque namora ou, quem sabe, porque já te decepcionou. É só erguer a cabeça e seguir em frente, porque, ainda bem, o coração uma hora entende e se abre para outras pessoas. Conseguir amar é motivo de agradecer, não se desculpar.

3. Por criar expectativas

Tem vezes que a gente cria expectativas e acaba se frustrando. É bem chato, realmente, mas não adianta se martirizar por isso. Não tem nada de errado em esperar que você e as outras pessoas façam o melhor que puderem, nem que alguma coisa legal aconteça. É só ter consciência de que às vezes pode não rolar, acontece. A culpa não é sua e nem das outras pessoas.

4. Por ter limitações

Sejam elas físicas, psicológicas ou de qualquer outra natureza. As pessoas podem esperar/querer que você faça alguma coisa que você não consiga, talvez porque tenha algum problema de saúde ou simplesmente porque aquela situação vai te lembrar algo que você não gostaria. Todo mundo tem suas limitações e os outros precisam entender e, acima de tudo, respeitar isso.

Maeve, de Sex Education, da Netflix, falando sobre amar a complexidade dos personagens
A complexidade das pessoas é algo lindo! Sério. GIPHY/Reprodução

5. Por miar um rolê

Você tinha confirmado com seus amigos que ia sair com eles, mas de última hora perdeu total a vontade totalmente e disse que não ia mais. Pronto, pare por aí. Não precisa pedir desculpas por isso. Sair sem estar animada pode tornar o passeio chato para você, para os outros e, afinal, está tudo bem preferir tirar o tempo para você ao invés de ir. Quem nunca?

6. Por dizer a verdade

Pode ser desde a simples situação em que sua amiga te pergunta se um look está bom – e você acha que não – até perguntas mais sérias que possam chatear outra pessoa. É aquela velha história: a verdade sempre vem à tona. Então é melhor que as pessoas saibam por você, mesmo que doa, do que descubram depois. Não mentir é uma boa atitude que ajuda o outro e te deixa mais leve, então onde estaria a culpa aí?! Relaxe.

Continua após a publicidade

7. Pela sua bagunça

Se for receber um amigo, parente ou conhecido em casa, não precisa se desculpar pela bagunça. Ué, é você que mora ali e deixa seu quarto do jeito que se sentir bem e ninguém tem nada a ver com isso. Seria injusto alguém te julgar ou criticar por causa disso. As pessoas vão gostar de você pelo que você é independentemente da sua organização (só não vamos confundir bagunça com higiene, né?).

8. Por chorar

Às vezes, quando a gente fica muito feliz ou muito triste, o sentimento acaba transbordando pelos olhos mesmo e isso é normal. Não é sinal de fraqueza nem de qualquer outra coisa, só mostra que você é humano. Coloque para fora sem medo e quem for te consolar vai fazer isso porque te ama e se preocupa, então não tem do que se desculpar: você faria o mesmo pelo outro. Todo mundo precisa de um ombro amigo de vez em quando.

9. Por falhar

Mais importante do que conseguir ou não é sempre tentar. Se der certo, legal. Se não der, paciência. Não tem sentido pedir desculpas a alguém por ter feito que o pôde – e ninguém pode te criticar por isso, como o Daniel Radcliffe está dizendo no gif aqui em cima. Falhou? Todo mundo falha. Respira fundo, ergue a cabeça e siga em frente.

Gif de Daniel Radcliffe dizendo que pelo menos ele tentou e ninguém pode criticá-lo por isso
“Eu tentei, e ninguém pode me criticar por isso.” Tenor/Reprodução

10. Por discordar

Inclusive dos seus pais, hein?! As experiências de vida de cada um levam a opiniões que às vezes serão concordantes. Elas são coisas particulares, assim como posições políticas, religiões e gostos. Não tem que se desculpar por pensar diferente de alguém e colocar isso, contanto que não ofenda outras pessoas, claro. É importante que saiba respeitar e ouvir o que o outro tem a dizer, mas não concordar é um direito seu.

11. Por não saber uma resposta

Quando alguém te perguntar alguma coisa e você não souber responder, aqui vai o que isso significa: você é uma pessoa normal. Só isso. Ninguém é uma enciclopédia e nem está sempre inteirado de tudo o que está acontecendo no mundo. Se não souber, apenas diga “eu não sei” e pronto. Você não tem culpa, logo, não precisa se desculpar.

12. Por fazer escolhas

Você já deve ter ouvido que é impossível agradar todo mundo – e é a mais pura verdade. A vida vai te colocar diversas situações em que você vai ter que escolher. Algumas serão mais tranquilas, outras um pouco tensas. Mas, olha, não precisa pedir desculpas por decidir entre uma coisa e outra. Geralmente, antes de fazer isso você coloca na balança os ônus e bônus de cada opção e está ciente das consequências. Então é só lidar com elas sabendo que você fez o que achou ser melhor.

Cena de O Rei do Show
“Essa sou eu!” Tumblr/Reprodução

13. Por ser quem é

Essa é a mais importante de todas. Você é única e incrível exatamente do jeitinho que é, externa e internamente. Não fique se desculpando por, talvez, ser um pouquinho nervosa demais, ou sonhadora demais, ou até mesmo por alguma questão física que não te agrada. Se você se sente incomodada com qualquer coisa em você, tem o direito de tentar mudá-la, mas só por você, não pelos outros. Então nada de ficar se desculpando por aí por “ser assim”, hein?!

Vamos parar de pedir desculpas o tempo todo e tentar sermos mais compreensivos uns com os outros?! Coisas acontecem sem querer e, como dizem por aí, “vida que segue”. Ah! E respeitar as diferenças é fundamental para a convívio humano!

Continua após a publicidade
Publicidade