Você e o ginecologista
Em homenagem a J., que precisa ir ao ginecologista mas tem medo, e a M.
Em homenagem a J., que precisa ir ao ginecologista mas tem medo, e a M., que quer entrar sozinha, segue um mini-manual com o que você precisa saber para a sua estréia no gineco:
Para falar com a mãe: Comente que a menstruação está desregulada ou forte demais, que você leu aqui que toda menina que fica menstruada precisa ir ao médico e que todas as suas amigas vão. Tudo isso em tom bem maduro, pra deixar ela meio sem graça de dizer que não. Funciona.
Pra entrar sozinha: Comente com a secretária que não quer que a sua mãe te acompanhe, assim ela pode chamar só você, dizendo que o médico costuma conversar só com a paciente primeiro. Pode ser na hora de fazer a sua ficha ou até por telefone, na hora de marcar a consulta.
Pra guardar segredo da mãe: Existe um pacto de sigilo entre médico e paciente: ele não vai contar nada se você disser que quer segredo. Ele pode, inclusive, ser seu aliado e te ajudar a preparar o terreno para assuntos que você não sabe como conversar com ela.
Pra guardar segredo do médico: Aí é complicado. Você tem que confiar 100% no seu ginecologista e isso inclui abrir o jogo em TODAS as questões: se você é virgem, se usa camisinha, se tem parceiro fixo. Faz parte e só vai te ajudar.
Se não quiser fazer o exame: Explique que você está nervosa e que na primeira consulta queria apenas conversar. Isso é supernormal e o médico vai te entender. Se ele for mesmo bacana, você vai sentir confiança para dar um passo a mais na próxima consulta.
Ele é homem! E daí? Lembre que, para um ginecologista, sua vagina é tão banal quanto o seu olho é para um oftalmologista. Mas se você acha que vai ficar muito constrangida, é simples: escolha uma mulher.
Mais dúvidas?
Beijo!