Vídeo mostra principais tratamentos para acne dos últimos 100 anos

Desde procedimentos com gelo seco até os populares produtos coreanos...

Por Da Redação 6 Maio 2018, 11h17

A acne está (ou já esteve) presente na vida de muitas pessoas, principalmente durante a adolescência. E, embora atualmente cause menos insegurança do que antes, ainda mais com garotas e celebs compartilhando suas espinhas nas redes sociais e mostrando que isso não as faz menos bonitas, tratamentos eficazes são bem-vindos, né? Mas não é de hoje que se busca por eles, viu! A revista Allure reuniu em um vídeo os métodos de combate à acne mais famosos dos últimos 100 anos, década por década. Enquanto alguns ainda são utilizados, outros são bem curiosos!  

acne-tartamento-ao-longo-de-100-anos-1
Tratar a acne com gelo seco? Teve sim! Youtube/Reprodução

Em 1920, a técnica chamada cryoslush se popularizou por congelar as espinhas com gelo seco! Já não é utilizada com frequência, mas ainda pode ser encontrada (com nitrogênio líquido) em algumas clínicas por ser útil na prevenção de cicatrizes em pessoas com casos graves de acne cística. As pomadas e remédios à base de peróxido de benzoíla surgiram em 1930 – e, desde então, estão presentes em uma infinidade de produtos. Outro tratamento popular era a ingestão de uma mistura de fermento de pão com água!

acne-tratamento-ao-longo-de-100-anos
Na década de 40, o tratamento com lâmpadas UV ficou famoso, mas não é mais utilizado Youtube/Reprodução

Na década de 40, os métodos com lâmpadas UV ficaram populares e foram usadas até os anos 60. Mais tarde, porém, pesquisas mostraram a contribuição da luz ultravioleta para o desenvolvimento de câncer de pele. Já em 1950, surgiu a ideia de tratar a acne com antibiótico, o que é feito até hoje sob prescrição médica. E em 1960, começaram a surgir aparelhos para tratamento da acne em casa, como a máquina de vapor utilizada para hidratar a pele e desobstruir os poros.

acne-tratamento-ao-longo-de-100-anos-2
Reconhece essa quantidade de produtos? As linhas de tratamento ficaram populares na década de 90 Youtube/Reprodução

Nos anos 70, o tratamento com vitamina A, apesar de deixar a pele seca, se mostrou um método muito eficaz. Tanto que na década de 80, o remédio Accutane, que continha esse ativo, começou a ser vendido. Atualmente, não está mais no mercado, mas o Roacutan ganhou espaço. Em 1990, foi a vez das linhas de tratamento de pele cheia de produtos conquistarem muita gente! E nos anos 2000, as limpezas de pele e os tratamentos com dermatologista que se popularizaram. 

  • Atualmente, a terapia com luz azul e os produtos coreanos ganharam destaque, mas são muitos os métodos disponíveis, tanto é que a indústria voltada para acne arrecada cerca de US$ 2 bilhões por ano.

    Quanto tratamento!

    Continua após a publicidade
    Publicidade