Continua após publicidade

Tire suas dúvidas: tinturas

Dicas para socorrer os fios tingidos e mantê-los bonitos

Por Da Redação Atualizado em 25 ago 2016, 00h14 - Publicado em 17 dez 2015, 19h15

Quando devo usar tonalizante e quando devo usar tintura?

Tonalizante: deve ser usado quando você quiser uma leve coloração, porque ele não contém substâncias que mexem na estrutura do fio e, assim, seu poder de colorir é menor ? o tonalizante sai após cerca de 6 lavagens. Como o tonalizante não altera pigmentos, ele não consegue deixar loiro um cabelo castanho, por exemplo.

Tintura: é ideal quando o desejo é uma mudança mais radical da cor. A tintura abre a cutícula do cabelo, a cor se deposita lá dentro e aparece mais. É por isso também que a tintura fica por mais tempo.

Tingi meu cabelo e ele ficou muito escuro!

Solução 1: descolorir todo o cabelo com água oxigenada e pó descolorante e em seguida passar uma tinta com a cor desejada.

Continua após a publicidade

Lado negativo: este processo é super agressivo, pois leva embora não apenas a cor, mas todos os nutrientes essenciais do seu fio, sem falar que seu cabelo já vai estar fragilizado pela tintura anterior. Daí só uma reconstrução power no salão resolve.

Solução 2: faça luzes por todo o cabelo. Bata um papo com seu cabeleireiro e veja se este método pode solucionar o seu problema. Se sim, peça para ele tingir várias mechas finas, bem espalhadas a uns 2 dedos da raiz até as pontas. Para manter, use um xampu sem sal para que a cor não desbote muito rápido e um condicionador rico em proteínas e ativos hidratantes (óleos vegetais, aloe vera, ceramidas e pantenol).

Lado negativo: dependendo do caso, pode não resolver o seu problema.

Voltei das férias e o meu loiro virou verde!

Solução: vá correndo a uma farmácia e compre um xampu antirresíduos. Pelo seu alto poder de limpeza, ele levará embora o sulfato de cobre, produto usado nas piscinas e que causou a coloração indesejada.

Dica: para manter o loiro uniforme, use sempre um leave-in com filtro solar antes da piscina. No banho, utilize uma máscara depois do xampu porque ele tende a levar embora a oleosidade dos fios. Se não resolver, vá até o salão e veja com seu cabeleireiro se vale passar um tonalizante para neutralizar o verde que sobrou.

Quer saber qual cor de cabelo combina com você? Faça o teste e descubra!

 

Continua após a publicidade
Publicidade