Continua após publicidade

Que tipo de espinha você tem?

Por Da Redação Atualizado em 17 ago 2016, 09h33 - Publicado em 18 dez 2015, 16h44

  Este post vai para a Carol, para a Mariana e para a Gabriela, que me escreveram desesperadas com a pele, cheias de espinhas. E elas querem saber: o que fazer?

Para saber como solucionar, é preciso saber qual é o grau da sua acne:

Acne de grau 1: pele cheia de cravos, pretos ou brancos (bolinhas fechadas).

Acne de grau 2: muitos cravos e algumas espinhas, às vezes com pus, às vezes só com o pontinho inflamado.

Continua após a publicidade

Acne de grau 3: alguns cravos e várias espinhas, que muitas vezes formam uns caroços na pele.

Acne de grau 4: muitas espinhas inflamadas e inchadas, que se juntam, formando caroços profundos e doloridos que drenam pus:

Descobriu? Agora veja como tratar: Graus 1 e 2 Não é nada tão grave. Sabonetes com enxofre e ácido salicílico, que controlam a oleosidade da pele, já podem dar uma boa ajuda. Fazer uma limpeza de pele de vez em quando também pode melhorar o aspecto da pele. Se as espinhas te incomodam muito, o dermatologista pode receitar produtos com ácido retinóico, que descamam a pele de leve, eliminando os cravos e desobstruindo os poros entupidos. Importante: resista à tentação de espremer! A unha pode contaminar a lesão e machucar a pele, deixando cicatrizes.

Continua após a publicidade

Graus 3 e 4 Nesses casos, é fundamental procurar um dermatologista, sob o risco de você ficar com cicatrizes na pele. Se o problema não for tão grave, pode ser tratado com antibióticos (em pomada ou comprimido), que impedem a proliferação de bactérias nos poros entupidos (e, assim, reduz a inflamação). Já os casos mais sérios costumam ser tratados com Roacutan, um medicamento que atrofia as glândulas sebáceas, cortando o mal pela raiz. Funciona bem, mas tem efeitos colaterais bem sérios (o mais grave são alterações no feto se a paciente ficar grávida). Por isso, não pode ser usado sem acompanhamento médico.

E aí, meninas. Ajudou? Mais dúvidas? Escrevam!

Beijo!

Publicidade