Menstruação: jogo do é ou não é normal
Atrasou, veio muito, durou muito tempo: aproveite as nossas explicações para tirar todas as suas dúvidas sobre a menstruação
Tire suas dúvidas sobre tudo o que envolve “aqueles dias”
Perder muito sangue?
Sim, mas se você precisa trocar de absorvente a cada duas horas, já está no limite da normalidade. Caso seu fluxo fique cada vez mais forte, procure um médico. Perder muito sangue todo mês pode causar anemia e ser sinal de outros problemas, como desequilíbrio hormonal.
Ter coágulos?
Sim. Nos dias em que o fluxo é muito intenso, o sangue pode coagular antes de sair do corpo. Só fique atenta caso os coágulos sejam grandes e numerosos: isso é sinal de que algo está errado.
O sangue sair marrom?
Sim. Nos dias em que o fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café pela pouca quantidade de hemácias, responsáveis pela cor vermelha do sangue.
Durar mais de uma semana?
Não. Ciclos que se prolongam por muitos dias sem que o fluxo diminua podem significar desequilíbrio hormonal, distúrbios de coagulação, miomas, entre outros problemas. Vale investigar com uma ginecologista.
Durar menos de três dias?
Sim. Algumas meninas têm o endométrio, a camada que reveste o útero, mais fino. A sua descamação portanto é rápida e a quantidade de sangue que sai é pequena.
Ter ciclo muito irregular?
Sim. Nos dois primeiros anos após a primeira menstruação, o corpo ainda está aprendendo a lidar com os hormônios. Nessa fase, pode haver atrasos de um ciclo para o outro ou você nem ovular. Mas atenção: atrasos também podem ser gravidez ou algum problema hormonal.
Quem deu as informações
Elsimar Coutinho, autor de Menstruação, a Sangria Inútil, da Editora Gente; Flávio Cesar Conrado, antropólogo do Instituto de Estudos da Religião, do Rio de Janeiro; Lucy Penna, antropóloga, autora de Corpo Sofrido e Mal-Amado, da Summus Editorial; Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com Tensão Pré-Menstrual do Hospital das Clínicas da USP; Márcia Gaspar Nunes, ginecologista da Unifesp; Mavesper Ceridwen, presidente da Associação Brasileira de Wicca; Museum of Menstruation, EUA, http://www.mum.org; Reinaldo Bertini, paleontólogo da Unesp