Marca “transforma” mulher negra em branca e é acusada de racismo

Depois da polêmica, a Dove removeu o anúncio e se desculpou nas redes sociais

A Dove é famosa por suas propagandas sobre diversidade, que valorizam a autoestima e tentam combater a ideia de padrão de beleza. Recentemente, porém, a marca se envolveu em uma polêmica que, segundo os consumidores, vai contra todo o discurso promovido em campanhas anteriores.

propaganda-dove-polemica-preconceito A Dove foi acusada de ser preconceituosa em sua última campanha

A Dove foi acusada de ser preconceituosa em sua última campanha (Reprodução/Twitter)

O anúncio em questão é um gif de poucos segundos que mostra uma mulher negra que, ao retirar sua camiseta, se “transforma” em uma mulher branca. Essa, por sua vez, tira mais uma vez a peça, se “transformando” em outra mulher branca. A ação era a promoção de um sabonete de corpo da marca, divulgada nos Estados Unidos.

A galera da internet não gostou nada da propaganda e começou a protestar, dizendo que a marca estava disseminando a ideia de que uma pessoa negra é “suja”, enquanto uma branca é “limpa”. O post ganhou uma repercussão ainda maior após ser compartilhado pela maquiadora e youtuber Naomi Blake.

A hashtag #BoycottDove (algo como #BoicoteDove) logo entrou para os trending topics do Twitter. A Dove removeu a postagem e resolveu se pronunciar, afirmando que lamenta profundamente a ofensa que a campanha causou. Mas, pelo visto, a desculpa não foi o suficiente, já que muita gente continua questionando a atitude da marca.

O que você achou de toda essa polêmica?

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s