Existe uma ordem certa pra aplicar os produtos de maquiagem? A CH explica!

A maquiadora Paola Gadolpho ensinou uma dica simples de como lembrar o passo a passo na hora da produção!

Por Izabel Gimenez Atualizado em 21 nov 2020, 09h40 - Publicado em 21 nov 2020, 10h01
colecao capricho sestini mochila bolsas
CAPRICHO/Sestini/Divulgação

Às vezes parece um desafio saber todos os passos da maquiagem, não é mesmo? Mas a verdade é que não existe nenhuma regra, e o ideal é que cada um encontre o jeito que é mais confortável para si na hora de fazer a aplicação. Mas é claro que alguns truques e dicas podem facilitar esse momento e o ideal é escolher qual deles se encaixa melhor na sua rotina.

Em entrevista à CH, a maquiadora Paola Gadolpho explicou mais detalhes sobre a aplicação dos produtos e deu dicas certeiras para deixar essa etapa da maquiagem mais prática!

Kendall jenner mexendo no rosto
Gif/Reprodução

“Apesar de muita gente achar que não, o primeiro passo da maquiagem começa no cuidado com a pele. Sem uma higiene adequada, o acumulo de sujeira nos poros pode acabar criando um excesso de produtos na região e, inclusive, levar ao aparecimento de espinhas. Além disso, a hidratação também é uma etapa essencial para evitar o ressecamento”, apontou a expert. Aposte em produtos indicados para o seu tipo de pele e em texturas que se adequem à ele, como os séruns mais leves e gel para as peles oleosas, por exemplo. “Os óleos mais fininhos podem ser usados em áreas como as laterais do nariz e nas bolsinhas localizadas embaixo dos olhos, que normalmente tendem a marcar um pouco as linhas. Cosméticos mais densos devem ser reservados para a rotina noturna de skincare para não impactar no resultado da make.”

O protetor solar também é imprescindível se a maquiagem for feita para sair durante o dia. Lembre-se de aplicá-lo após o hidratante e escolha versões que se adequem ao seu tipo de pele. Atualmente, existem muitas opções de cosméticos para a pele oleosa e acneica que, além de não piorarem a produção de sebo, ainda ajudam a controlá-la e até a tratar as espinhas.

Primeiro vem o que?

Como o próprio nome diz, o primer é o primeiro passo para receber todos os outros itens da maquiagem. Existem vários estilos diferentes e vale testar o que se dá melhor com você. Entre os mais famosos estão o de efeito blur, que ajuda na redução de poros, o de fixação, para fazer com que a produção dure ainda mais no rosto, e os que ajudam a harmonizar as cores da face para quem tem manchinhas ou espinhas.

Apesar de não ter um consenso geral sobre o segundo passo, Paola recomenda que a base, por ser mais fluída, venha antes do corretivo. Dessa forma, é possível aplicar o produto mais espesso apenas nas regiões que precisam de uma cobertura maior, e isso ajuda a criar um resultado mais natural.

Continua após a publicidade

Questionada sobre as pessoas que preferem partir para os olhos primeiro e fazer a maquiagem da região antes de preparar a pele, a profissional disse: “É uma saída segura, pois evita estragar a pele com o pigmento da sombra, principalmente as mais escuras. Porém, eu acredito que fazer a preparação antes possa ajudar a ter uma ideia de como irá ficar a produção, assim não pesamos tanto a mão na sobrancelha ou na cor dos olhos. Mas é completamente opcional”, afirma.

Para quem curte a pele megaglow, Paola dá a dica de passar o iluminador antes de selar a maquiagem com o pó, pois a ideia é que a base funcione como uma “cola” para este brilho e potencialize o efeito. Quando finalizar a aplicação de todas as etapas e o rosto já estiver seco, passe a bruma fixadora – com atenção e mantendo uma distância da face. Depois, deposite mais uma camada fina de iluminador. Isso ajuda a criar aquele visual molhadinho que está super em alta, sabe?

GIPHY/Reprodução

Truque de especialista!

Uma técnica que pode ajudar a não estragar a pele na hora de passar a sombra é fazer o famoso baking na região dos olhos, que nada mais é do que criar uma camada de pó solto que depois pode ser retirado junto com o excesso de pigmento que venha a cair. Vale tomar cuidado para não acabar criando aquele efeito “panda” que deixa a região mais clara que o resto da face. Por isso, é muito importante retirar bem o produto solto.

A profissional ainda explicou um truque certeiro para ajudar a limpar as manchas que a máscara de cílios pode acabar criando nos olhos já prontos. “Quando isso acontecer, espere secar e depois use uma haste flexível úmida para retirar as sujeiras. Faça com bastante atenção e delicadeza pra não estragar a sombra.”

Você sempre segue a mesma ordem na hora de escolher seus produtos?

Confira a entrevista com Luísa Sonza, Danna Paola e Aitana feita pela CH:

Continua após a publicidade
Publicidade