Empresa faz estudo para definir modelo ideal de beleza para marcas
O resultado da pesquisa até é esperado, mas não deixa de ser chocante
Nos últimos tempos, a ideia de beleza real vem ganhando muita força. Consequentemente, os padrões têm sido cada vez mais questionados. Ainda assim, falta muito para que esta história mude para valer. A empresa de design Canva fez um estudo analisando os modelos escolhidos para anúncios de empresas famosas em diversas áreas – beleza, comida, moda, tecnologia… E a conclusão mostrou que os padrões ainda persistem . Bastante.

Funcionou assim: para cada marca, a Canva selecionou pelo menos 10 imagens e as misturou, criando uma outra imagem que funcionou como uma espécie de “média” entre elas. Depois, as fotos das várias empresas foram colocadas lado a lado. Esta montagem aí de cima, por exemplo, refere-se à indústria dos produtos de beleza.
Como você já deve ter notado, os rostos são praticamente os mesmos. As cores de cabelo, os tons de pele e as estruturas faciais (sobrancelhas, olhos, lábios, nariz, maxilar) são bem parecidas. Ou seja, a falta de diversidade é nítida . É importante dizer que a pesquisa abrange o mercado americano, mas no Brasil o resultado não seria assim tão diferente de lá, né?
A boa notícia é que o mercado está numa fase de mudanças constantes. Bora torcer para que a diversidade ganhe cada vez mais destaque!