As perguntas e respostas que a gente sempre faz sobre espinhas

Descubra as respostas para aquelas dúvidas que sempre passam pela sua cabeça quando o assunto é espinha

Por Da Redação Atualizado em 1 nov 2024, 12h55 - Publicado em 26 dez 2016, 12h00

Preparada para desfazer todas as suas duvidas sobre acne? 1, 2, 3, vamos lá!

Não posso espremer mesmo?

Melhor não. Isso pode piorar a inflamação e transformá-la em uma cicatriz. Se o pontinho estiver beeem branco justo no dia de um evento importante, use um truque de emergência (de emergência mesmo, tá?): após o banho, quando os poros estão dilatados, lave o rosto e as mãos com sabonete antisséptico e aperte a espinha delicadamente até o pus sair. Utilize a ponta dos dedos e não as unhas. Ah, e evite cutucar muito.

Foto:
Foto: Acervo CH/Divulgação

Só o Roacutan é a salvação?

O primeiro passo é procurar um dermatologista, que classificará o grau da sua acne. Caso ela seja leve, o tratamento é feito com produtos de uso externo. Em níveis mais avançados, é possível que o Roacutan ou outros medicamentos, inclusive pílula anticoncepcional, sejam indicados. Mas só um especialista sabe dizer isso. Cada pessoa é diferente e o que funciona para sua amiga pode não ser o ideal para você.

Maquiagem dá espinha?

Se você apostar em produtos adequados para seu tipo de pele, não. Yay! Na hora de abastecer o nécessaire #MelhorDia, vá direto nos itens que são oil-free. E não se esqueça de limpar bem o rosto no fim do dia. Dormir maquiada obstrui os poros, o que aumenta as chances da acne aparecer. Demaquilantes aquosos e soluções micelares são seus melhores amigos. Fique longe das fórmulas bifásicas, que contêm óleo.  

Continua após a publicidade

Peles secas estão livres?

Muitas gente duvida, mas não! Embora a oleosidade influencie – e muito – no surgimento de espinhas, elas aparecem em todos os tipos de pele. A tendência é que se agravem principalmente no período pré-menstrual, quando os hormônios estão à flor da pele! Aí ninguém consegue fugir, né? Nesta época, tente manter uma alimentação saudável, beba bastante água e tenha um gel secativo por perto.

Foto:
Foto: Acervo CH/Divulgação

Pasta de dente seca a espinha?

Pasta de dente, alho… Nenhum desses itens ~milagrosos~ que bombam na internet é indicado para essa função. Por mais que sejam capazes de desinchar a espinha, eles podem provocar uma queimadura na sua pele. Aiii! Ou seja, a melhor opção é investir em géis ou em loções secativas com ácido salicílico ou glicólico na composição. Aplique o produto nos pontinhos antes de dormir. O resultado pela manhã é mágico!

Continua após a publicidade

Esfoliar elimina as espinhas mais rápido?

Este hábito ajuda a prevenir o aparecimento delas por uma razão simples: a esfoliação desobstrui os poros e, assim, os produtos antiacne penetram com mais facilidade na pele. Aposte na misturinha caseira de mel + açúcar duas vezes por semana. Caso as espinhas estejam muito inflamadas, prefira uma máscara facial de argila, que tem efeito calmante. Seja sempre delicada e não friccione demais os dedos no rosto, ok?

E aí, tem mais alguma dúvida? Conta pra gente!

Publicidade