Continua após publicidade

Aprenda de vez a limpar sua pele em casa

Descubra a combinação de cuidados ideais para acertar no processo e quais cuidados específicos você deve tomar

Por Giulia Parca|Fotos:Dedoc Abril Atualizado em 17 ago 2016, 16h20 - Publicado em 30 Maio 2015, 12h20

Lavar o rosto duas vezes ao dia é essencial para eliminar os resíduos de maquiagem, oleosidade e sujeira. Além de deixar a pele mais bonita, o hábito faz com que outros produtos penetrem melhor, com mais facilidade e aumenta a eficácia de qualquer tratamento.

Produtos a postos? É hora de começar! Limpar, tonificar e esfoliar… Acompanhe o passo a passo!

1. Demaquilante

Antes de começar o processo de higienização, você precisa retirar os resíduos de produtos da pele. Essa é a hora de se livrar da maquiagem, protetor e hidratante. As fórmulas bifásicas e trifásicas são as mais eficientes e removem os produtos mais resistentes, como makes a prova d?água. Já os lencinhos e as fórmulas em gel ou a base de água são leves e ideais para eliminar o make do dia a dia.

Continua após a publicidade

No truque: Uma dica ótima para se livrar do make mais carregado dos olhos é usar o xampu Johnson?s Baby como demaquilante. Mas, calma, xampu no olho? Isso mesmo! A fórmula ?chega de lágrimas? é leve, neutra e não irrita a região. É só aplicar um pouco do produto nas pontas dos dedos úmidas, esfregar delicadamente nos olhos e enxaguar.

2. Sabonete

Ele vai reforçar a limpeza feita pelo demaquilante, eliminar os resíduos de produto que restaram e cuidar da sua pele. Daí a importância de usar sempre um sabonete específico (veja qual é o seu no fim da matéria). Para começar, umedeça o rosto com água em temperatura ambiente, mais para gelada, e, em seguida, aplique o sabonete fazendo movimentos circulares. Isso vai ajudar a ativar a circulação na região e deixar a pele mais bonita. Depois, é só retirar o produto com água e secar delicadamente com a toalha. Evite esfregá-la, o ideal é apenas encostá-la no rosto para tirar o excesso de água.

Continua após a publicidade

No truque: Você pode aproveitar para usar o sabonete do rosto enquanto estiver tomando banho. O vapor d?água morna ajuda a abrir os poros e permite que o produto aja de forma profunda. Só não esqueça de deixar a água mais geladinha para removê-lo, combinado!?

3. Tônico

É o produto que vai encerrar o seu ciclo de limpeza. Além de tirar os últimos resquícios de sujeira que podem ter restado, ele ajuda na renovação celular, no equilíbrio do pH e prepara a pele para receber melhor outros produtos, como hidratantes e itens de tratamento para a acne. O tônico também deve ser escolhido de acordo com o seu tipo de pele (na maioria das vezes, dá para encontrar essa informação no rótulo mesmo). Para usá-lo, basta umedecer o algodão e passa-lo suavemente sobre o rosto, sem esfregar. E, se arder, sinal de alerta: esse produto não é o indicado para você! A sensação deve ser a de uma pele fresquinha e mais iluminada.

Continua após a publicidade

No truque: Antes de começar o processo de limpeza, deixe o tônico um pouquinho na geladeira. Além de aumentar a sensação de frescor, ele vai ajudar a fechar os poros e diminuir a oleosidade excessiva ao longo do dia.

4. Esfoliante

Deve aparecer na sua rotina pelo menos uma vez por semana, depois do sabonete e antes do tônico, para ajudar na renovação celular. Também faz com que outros produtos ajam de forma melhor e mais rápida. Mas, tome cuidado: o uso em excesso pode causar uma irritação, deixando sua pele mais sensível, ou aumentar a produção de sebo, agravando a oleosidade.

Continua após a publicidade

No truque: Se for escolher um momento do dia para esfoliar a pele, dê preferência para o período da noite. É nesse momento que o rosto está livre das maiores agressões externas (sol, vento, poluição…) e passa por um processo natural de regeneração. O resultado é uma esfoliação naturalmente mais eficaz, já que os produtos que virão na sequencia serão melhor absorvidos. O bom é que você também evita pegar sol caso a pele tenha ficado mais sensibilizada por causa do esfoliante.

Agora que você já sabe como deve ser o processo, vale ficar de olho nos cuidados específicos.

Pele oleosa ou mista: Aposte nos demaquilantes com fórmulas mais leves, em gel ou aquosa, e evite os produtos bifásicos, com óleo na composição. Procure por sabonetes com enxofre e ácido salicílico para ajudar no controle da oleosidade e no tratamento de cravos e espinhas. Faça a esfoliação de 2 a 3 vezes por semana e dê preferência pelos produtos com grãos esfoliantes maiores.

Continua após a publicidade

Pele normal: Os demaquilantes bifásicos e sabonetes neutros são ideais para higienizar e manter a hidratação equilibrada. A esfoliação deve ser feita no máximo 2 vezes por semana.

Pele seca: Invista nos lencinhos de limpeza ou demaquilantes com óleo na composição e fique longe dos que contém álcool. Dê preferência para os sabonetes com fórmulas hidratantes, com lanolina ou lactato de amônia, e esfolie a pele 1 vez por semana ou a cada 10 dias.

Pele sensível: Você já ouviu falar na água micelar? Ela é ideal para fazer a limpeza da pele de forma bem suave e delicada, que é exatamente o que a sua pele precisa. Ela também pode ser usada por quem está fazendo tratamentos com ácidos. Substitua o seu demaquilante por ela. Fique longe dos tônicos com álcool, aposte nos sabonetes com aloe vera e camomila e esfolie a pele 1 vez por semana ou a cada 10 dias.

Quem ajudou com as informações: Dra. Vanessa Metz, dermatologista

Publicidade