28 days – ou como eu me sinto quando fico menstruada

Aura ‘girl power’ na cena do clipe “28 Days”, de U.S. Girls. Menstruar te torna especial?

Aura ‘girl power’ na cena do clipe “28 Days”, de U.S. Girls. Menstruar te torna especial? (/)

Eu tinha uma amiga que alardeava aos quatro ventos que adorava ficar menstruada. Isso mesmo. Ela dizia que a menstruação a fazia se sentir viva e saudável.

Sempre achei aquela opinião meio bizarra. Eu, do meu lado, via a menstruação como uma ironia da natureza, me lembrando todo mês que de nada importa os avanços tecnológicos ou as conquistas feministas: no fim das contas, somos mesmo animais. Essa imagem de mulher das cavernas era simplesmente revoltante.

Mas hoje li na Rookie uma entrevista que me trouxe de volta uma visão mais otimista sobre tudo isso. A cantora americana Meg Remy (que se apresenta como U.S.Girls) acabava de lançar uma música chamada “28 days”. A música, vejam só, celebra a menstruação. Na entrevista, Meg fala sobre sua relação com esse período cheio de tabus e de como a menstruação deveria ser vista como algo natural do corpo feminino. Que qualquer coisa relacionada a esse assunto deveria ser tratada com naturalidade. E mais: que menstruar tem um quê especial, quase mágico, que deveria ser celebrado.

Mágico? Ok, ela exagerou. Mas concordo sobre a questão da naturalidade: esse assunto deveria ser conversado mais abertamente com as amigas, com a mãe, com o namorado. Falar sobre isso nos ajuda a entender o nosso corpo e passar por esse momento que, tenho que admitir, é meio um divisor de águas. De alguma forma, menstruação simboliza maturidade. A partir dela, nosso corpo ganha um status diferente. E, não tem jeito, uma parte da nossa vida passa a girar em torno de um novo ciclo – o menstrual. Isso a gente tem que aceitar.

Pensando bem, talvez não seja tão ruim assim. Até faria um pacto com a minha amiga: entro no time do orgulho em ficar menstruada, desde que garantindo o acesso eterno às boas soluções da modernidade (absorvente interno!) e da medicina – toda menina poderia decidir como e quando menstruar. É possível, gente. Mas isso é assunto para um próximo post.

Enquanto isso, fiquem inspiradas com o clipe (bem legal!) da U.S. Girls:

[iframe src=”//player.vimeo.com/video/74208428″ frameborder=”0″ width=”620″ height=”387″]

U.S. Girls: “28 Days” from Rookie on Vimeo.

Beijos!

*Conta pra mim: como você se sente quando fica menstruada?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s