Tranquiliza tanto quanto chá de camomila hehehe
E isso é cientificamente comprovado por um estudo realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra, em 2009!
O fato de você se desligar do mundo real ao ler um livro ajuda a aliviar as tensões musculares e ainda diminui o ritmo dos batimentos cardíacos.
É comum deitarmos na cama e pensarmos na vida, certo? Mas isso nem sempre é bom, pois pode nos deixar em estado de alerta.
Com uma leitura interessante, a gente praticamente se teletransporta para outro mundo e acaba se esquecendo por um momento dos ~pepinos~ do dia a dia.
Além de ter a capacidade de estimular a criatividade, pesquisas comprovam que ler um pouquinho por dia exercita o cérebro.
E mais! Estimula partes do órgão que, no futuro, poderiam ser afetadas pelo Alzheimer, doença que destrói progressivamente a memória.
Ver TV antes de dormir funciona para algumas pessoas, mas outras acabam não sentindo sono justamente pelo som que ela emite.
Ler um livro, mesmo que você escute uma música baixinha ou aposte em audiolivros, é diferente. O corpo interpreta aquele ruído de outro modo.
De repente, você pode até se empolgar e ler por mais tempo do que estava pretendendo - o que também não é muito bom, hein?
Porém, apenas 20 minutos bastam para o corpo sentir o relaxamento. A menor agitação afeta diretamente seu sono, que se torna mais contínuo e com menos pesadelos.