Tudo o que você precisa saber sobre compras internacionais pela internet

Quem nunca entrou no site de uma loja liiinda mas desistiu de comprar porque não era nacional?

Comprar pela internet em sites do exterior pode parecer complicado no começo, mas com um pouco de cuidado pode ser sim muito seguro. Se você cansou de passar vontade sem saber por onde começar, agora é a hora de tirar as dúvidas. Vamos lá?

Foto: Capricho/Dedoc

CARTÃO DE CRÉDITO

Primeiro, você precisa ter um cartão de crédito internacional, que pode ser seu ou de alguém que te empreste. Todos os bancos oferecem cartões internacionais, alguns especiais para estudantes.

Ao usar o cartão em compras internacionais a cobrança será feita em dólar. O valor em reais só será calculado no dia do fechamento da fatura. Nesse caso, existe também a cobrança de uma taxa de 6% do valor (IOF).

PAYPAL

Os sites internacionais normalmente aceitam pagamentos com cartão de crédito ou com Paypal, um serviço de pagamento super conhecido e confiável.

Funciona assim: você cadastra seu cartão no Paypal e na hora de comprar só precisa colocar seu email e senha. Assim você protege o número do seu cartão e já fica sabendo, na hora da compra, quanto vai pagar em reais.

VENDEDOR

Pesquise sobre a reputação da loja. Veja se alguma blogueira já comprou lá, se tem avaliações na internet, pesquise! Se for algum vendedor do Ebay leia os feedbacks e repare na porcentagem de reputação ali na lateral. Vendedores com o selo de “Top Rated Seller” são super confiáveis.

FRETE

Existem vários tipo de fretes e a diferença é o prazo de entrega, que é apenas uma previsão pois o prazo real depende dos Correios. Os fretes mais comuns para compras vindas dos Estados Unidos são:

USPS First-Class Mail – O frete mais barato e o mais demorado, aproximadamente 1 mês.

USPS Priority Mail – Preço médio e previsão de chegada de 20 dias.

USPS Express Mail (EMS) – O mais caro, com previsão de chegada de até 7 dias.

Importante: evite fazer pedidos sem número de rastreio ( tracking number ). O rastreio é a única maneira de controlar o andamento da compra, que você pode verificar por esse link no site dos Correios.

TAXAS

Depois de chegar no Brasil seu pacote pode ser parado pela alfândega e você terá que pagar uma taxa para retirar. Essa taxa, chamada Taxa de Importação, custa 60% do valor da compra. Mas não se assuste, nem todas as compras são taxadas e tudo depende da fiscalização, que pode ou não verificar sua encomenda.

Estão livres de taxas livros, jornais, revistas e encomendas no valor total de até 50 dólares desde que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas. Se você estiver comprando de uma loja (pessoa jurídica)  qualquer valor pode ser taxado.

Foto: Capricho/Dedoc

Depois de tudo isso, se seu pacote não for taxado, é só esperar os Correios entregarem na sua casa.🙂 Se sua encomenda for taxada pela alfândega você vai receber um telegrama com o valor a ser pago e o endereço dos Correios onde deve retirar, normalmente o mais próximo da sua casa.

E vocês, costumam comprar pela internet em sites gringos?

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s